Capacidades para sustentação de ecossistemas de inovação.

Fabio Farago
Bridge Ecosystem

--

Anteriormente, já abordei sobre o assunto de ecossistemas, explicando sobre sua estrutura de atores e a respeito dos diferentes tipos de capacidades que podem ser desenvolvidos por meio destes. Em um outro texto, exemplifiquei por meio do caso da Tesla como esta empresa construiu suas capacidades para moldar o setor automotivo por meio da construção de um ecossistema de inovação. Caso você queira entender como desenvolver capacidades por meio do ecossistema, tenho um texto onde apresentei um modelo para auxiliar nesse processo.

Existem diferentes tipos de capacidades que estão presentes em ecossistemas de inovação e que precisam ser gerenciadas e fortalecidas para que o ecossistema se desenvolva. Clique aqui se você quiser entender quais são as 10 capacidades para a gestão de empresas operando em ecossistemas, pois nesse texto darei um passo além mostrando as implicações dessas capacidades para a gestão dos ecossistemas de inovação. Partindo dessas capacidades, foi apresentado um modelo estruturado de capacidades para gestão de ecossistemas.

Figura 1: Modelo de Gestão das Capacidades do Ecossistema

O modelo apresenta as capacidades dinâmicas como elo central e impulsionador do conjunto das capacidades para a sustentação das empresas e do ecossistema, assim como, para o alinhamento e crescimento do ecossistema. Isso porque as capacidades dinâmicas, como explicado no texto de capacidades, faz a transformação de todas as outras.

Neste texto, será apresentado o conjunto de capacidades para alinhamento do ecossistema:

Capacidades para sustentação do ecossistema:

O conjunto de capacidades para a sustentação do ecossistema engloba as capacidades de colaboração, gestão do conhecimento e financeira. Essas três capacidades precisam se encontrar dispersas tanto nas empresas focais, como nos complementadores e fornecedores. Elas são essenciais para garantir a interpendência sustentável dos atores do ecossistema.

A capacidade de colaboração possui papel chave na criação de todas as outras capacidades, pois quanto mais desenvolvida a colaboração, mais fácil é se engajar em atividades dentro do ecossistema. Um exemplo disto pode ser observado no caso da Tesla. A autonomia da bateria utilizada nos veículos elétricos da Tesla é um dos fatores que confere um diferencial competitivo em relação aos concorrentes. Esta inovação foi desenvolvida conjuntamente em uma parceria de co-desenvolvimento com a Panasonic, líder global no mercado de baterias. A colaboração gerou benefícios para a Tesla, que utilizou as capacidades da Panasonic para desenvolver uma inovação, e para a Panasonic, que conseguiu entrar em no novo mercado de baterias para carros elétricos.

A firma focal precisa desenvolver a capacidade de colaboração para comandar, coordenar e controlar as relações de interpendência do ecossistema, que são relevantes para a formação de um ecossistema desenvolvido. Fornecedores e complementadores por outro lado, acabam dependendo da capacidade de colaboração para sua inserção e manutenção no ecossistema. Deste modo, o desenvolvimento da capacidade de colaboração é essencial para empresas que desejam participar de ecossistemas. Quanto maior for a capacidade de colaboração dentro do ecossistema, mais interdependente ele será, possibilitando maior captura e criação de valor.

Já a capacidade de gestão do conhecimento permite as empresas armazenarem, estruturarem e compartilharem seus aprendizados internamente, e com outros atores do ecossistema. No caso de uma empresa que trabalha com produtos de elevada complexidade, como a Tesla e seus veículos elétricos, com funcionalidades de carros autônomos, a gestão do conhecimento se torna uma capacidade crítica. A empresa possui programas de treinamento intensivo em parceria com universidades, para capacitar os novos colaboradores. Mas também, a gestão do conhecimento é realizada em parceria no desenvolvimento de tecnologias e inovações, como no caso da Panasonic durante o co-desenvolvimento da bateria. Deste modo, mesmo a capacidade de gestão do conhecimento tende a ser fortalecida quando é aplicada em conjunto com outras empresas participantes do ecossistema.

O conhecimento gerado no ecossistema geralmente se encontra disperso, pois advém das relações de interdependência das firmas. Logo, a capacidade de gestão de conhecimento é essencial para todos atores, no sentido que o conhecimento gerado nas relações não se perca e possa ser aproveitado para futuras relações entre os mesmos atores. Em especial, quanto a transferência do conhecimento no ecossistema, a firma focal tende a direcionar suas capacidades para atividades de absorção do conhecimento, enquanto fornecedores e complementadores para atividades de disseminação do conhecimento.

Por fim, a capacidade financeira permite as empresas mobilizarem recursos e realizarem investimentos com outros atores do ecossistema. Um exemplo pode ser dado pelo caso da Apple. No estágio inicial de nascimento do ecossistema em torno do Iphone, a Apple financiou várias startups para desenvolver aplicações que agiriam como complementadores de sua proposta de valor para os clientes. Neste sentido, foram capacidades essenciais para a Apple desenvolver seu ecossistema, contribuindo para o sucesso de seus produtos. Já no caso da Tesla, um exemplo foi a mobilização de recursos financeiros por meio de sua parceria com a Panasonic, que investiu na fábrica de baterias da Tesla. Deste modo, é possível desenvolver capacidades financeiras por meio de parcerias com empresas atuando dentro do ecossistema.

Assim, a capacidade financeira para a mobilização de capital e investimentos é essencial para todos os atores, sendo que a firma focal tende a ser proeminente nessa capacidade tanto para sua manutenção, como para encontrar e gerar oportunidades para os outros atores do ecossistema. Igualmente ao conjunto de capacidades acima, as capacidades de sustentação do ecossistema contribuem de maneira mais contundente para a captura do valor criado no ecossistema. Quando algum tipo de ator dentro do ecossistema não tem capacidade financeira suficiente, seu crescimento fica debilitado e por sua vez, também o ecossistema.

--

--