Os primeiros passos de uma jornada: Investidores Anjo

Filipi Tieppo Barbaro
Center for Design Acceleration
6 min readSep 30, 2020

Está na hora de entender o porquê seu “sim” está demorando pra vir

Photo by Cytonn Photography on Unsplash

Nós sabemos, caro empreendedor… Você já recebeu uma série de contatos em seu LinkedIn de potenciais investidores, já deve ter mandado diversos e-mails para uma série de fundos de investimento, mas aquela palavrinha final, o famoso “sim”, ainda não chegou. Pior que a falta do “sim”, o “ainda não”, te deixa mais em dúvidas e te faz questionar o que falta para decolar nessa tua ideia tão maravilhosa que irá dominar o mundo. Afinal de contas, o que será que está tão errado? O que falta para receber o “sim”?

Há uns meses, escrevemos neste blog que o relacionamento com VCs é algo nutrido com o tempo, mas tempo é algo que o empreendedor menos tem (engana-se que o problema de uma startup seja dinheiro, mas esse assunto é papo para outro post). Então resolvemos mostrar alguns veículos que podem ajudar o empreendedor nessa jornada.

Se você já possui uma quantidade regular de vendas e precisa expandir, leia sobre os Investimentos Seed nest post aqui. Hoje, o papo vai ser com os empreendedores que estão com dificuldade naquela primeiríssima captação.

Antes de mais nada, precisamos fazer um esclarecimento: você iniciou sua jornada empreendedora com suas economias, ou com a grana de seus familiares/amigos. Você já encontrou alguém que acredita na sua ideia tanto quanto você? Se não, indicamos esse texto para você entender qual é a importância de um Dream Team para sua startup.

Pois bem, você e seus co-founders estão iniciando a jornada e precisam de mais fundos, pois aquela ajuda dos familiares já não é mais o suficiente para vocês, qual é o próximo passo? Recorra aos céus, ou melhor dizendo, aos Investidores Anjo.

Afinal de contas, o que são Investidores-Anjo?

Investidores Anjo possuem esse nome, pois geralmente são formados por indivíduos com uma condição financeira melhor posicionada (eles tem dinheiro, em outras palavras) e estão aptos a investir em negócios de risco com condições melhores para os empreendedores do que as oferecidas pelos bancos e empresas prestadoras de crédito. Enquanto essas instituições possuem uma certa burocracia para a concessão de fundos, os termos utilizados pelos anjos são mais simples e práticos de serem conduzidos.

E para que servem os anjos?

Hoje no país, a amplitude de cheque de anjos é extremamente grande. Existem anjos que atuam desde o pré-seed (onde teremos maior foco nesse texto) até na composição de rodadas seed (que foi o foco do nosso texto de investimento seed).

Os anjos, por definição, são pessoas que auxiliam os empreendedores a tirarem suas ideias do papel e isso causa uma certa confusão no pessoal aqui no Brasil. O entendimento do conceito de tirar a ideia do papel significa que o empreendedor foi capaz de ter uma ideia, identificar o tamanho de mercado e realizar os primeiros testes com alguns compradores.

Exato, vender para os primeiro compradores não significa que sua ideia saiu do papel, significa que você achou um público com potencial de compra e que há uma possível oportunidade de mercado (acredite, ela ainda não está validada).

Entenda o papel dos entusiastas e visionários no processo de validação

É aí que mora o perigo, quando um investidor anjo quer ver seus números é exatamente esse processo que ele quer ver: você foi capaz de mapear uma oportunidade, encontrou uma dor relevante nessa oportunidade, conseguiu desenvolver uma solução e o seu público está ávido a comprar sua solução. Aqui está o segredo do sim!

O que passa na cabeça do seu cliente? Saiba como funciona o processo de validação de clientes.

Características dos Investidores Anjo: Vantagens e Desvantagens.

Como todo veículo de investimento de fundos terceiros, os anjos possuem também suas características. Como mencionamos, são fundos utilizados para a validação de protótipo e, dado as características do mercado brasileiro, também podem ajudar a iniciar o processo de tração. Geralmente, os investidores anjo são caracterizados por terem uma rede de contatos que auxilia os empreendedores a desenvolver seu negócio.

Vantagens:
- Aprovação ou negação do investimento costuma ser rápida.
- O investimento agrega recursos e conhecimento, visando o crescimento acelerado da empresa;
- Agrega profissionalização;
- Proporciona sustentabilidade futura do negócio;
- Abre portas para um relacionamento qualificado no mercado de atuação.
- O investidor possui participação minoritária no negócio. Não tem posição executiva na empresa, mas geralmente atua como mentor.
- Como se trata de Equity, não há pagamento de juros.

Desvantagens:
- Geralmente de 8% a 16%, a depender da necessidade de capital da empresa, do papel do investidor do negócio, dentre outros fatores.
- Há cláusulas restritivas, como: (i) empreendedor não pode sair da empresa; (ii) sócios têm preferência de aquisição; (iii) empreendedor não pode fundar uma empresa concorrente; (iv) as condições de negociação são as mesmas para empreendedores e investidores (tag-along).

Tipos de investidores anjo

Assim como existem aceleradoras e outros veículos com características distintas dentro do ecossistema, há também diversos tipos de anjo que estão dispostos a investir em startups, saber como cada um se comporta é essencial para entender e definir sua estratégia inicial de captação

Não sabe como extrair o máximo valor do ecossistema de inovação e empreendedorismo? Saiba mais!

Para David Evanson e Art Beroff, os investidores anjo podem ser divididos em: Corporate, Entrepreneurial, Enthusiast, Micromanagement e Professional Angels. Os corporate angels são profissionais que trabalharam em grandes empresas e que apostam em um único negócio para serem remunerados em troca do investimento. Os entrepreneurial angels são formados por empreendedores que possuem startups de sucesso e procuram por outros empreendedores que complementam seu negócio. Os enthusiast angels, são pessoas que investem por hobby e, como característica, investem pequenas quantias em diversos empreendimentos. Micromanagement angels, por outro lado, são indivíduos que investem altas quantias em poucos negócios, buscando o controle de operação e por fim , os profissionais de diversas áreas que investem em startups para transferir sua expertise são chamados de Professional Angels. Dependendo das necessidades de cada empreendedor, há um tipo específico de anjo que pode lhe agregar mais valor. Além disso, há também grupos de investidores anjos que, dentro de uma mesma base de negociação e característica de investimento, se unem para auxiliar os empreendedores. O pessoal da Endeavor fez um levantamento bem bacana sobre os veículos existentes no Brasil atualmente, veja aqui.

Sobre termos e afins

Há um juridiquês por trás de toda essa história e como mencionamos nos nossos textos, o que não é da expertise do fundador, terceirize (ou procure por quem conheça do assunto). Tem um texto muito bacana sobre termos em contratos de investimento e vale a pena lê-lo. Acesse ele aqui. Um dia, prometemos, iremos escrever só sobre esses termos, por ora, não é essa a nossa intenção.

E por fim, pitchs e a escolha do anjo perfeito.

Bom, resumindo até agora, mostramos a definição do termo investidor-anjo, apresentamos as características desse tipo de investimento, os tipos de investidores-anjo existentes, as vantagens, desvantagens, mapeamento de grupos e um pouco sobre o juridiquês usado. O que falta?

Apresentar sua startup.

Conforme falamos no começo do texto, mostre para o investidor o tamanho da oportunidade de mercado, não sabe como? Veja aqui uma forma para não viajar na maionese e mostrar números reais aos investidores. Esse texto mostra uma boa estratégia para apresentar seu progresso aos investidores (dica: fale sobre o time e quão capazes vocês são para transformar o mundo)

Duvida que isso impacta um investidor? Conheça os principais critérios utilizados por investidores do Vale do Silício para a escolha de startups

Por fim, mantenha contato constante com diversos investidores de sua preferência, mostre sua evolução e o que você pensa em fazer, lembre-se, o processo de captação de fundos não é instantâneo e a paciência é um dos instrumentos mais importantes de um empreendedor de sucesso.

E aí, ficou alguma dúvida? Tem algo que você queira compartilhar? Marque uma hora com a gente ou comente aqui embaixo as suas dúvidas!!

Referências e material de apoio
https://capital.endeavor.org.br/investimento-anjo/
https://en.wikipedia.org/wiki/Angel_investor
Outros textos estão vinculados diretamente no desenvolvimento do post.

--

--

Filipi Tieppo Barbaro
Center for Design Acceleration

MSc Production Engineering — Open Innovation Enthusiastic. Startups and Entrepreneurship Advisor.