O Setênio da Nossa Cidade

Reflexões, alegria e vislumbres no aniversário da Nossa Cidade

Renato Orozco
Nossa Cidade
4 min readSep 4, 2021

--

No dia 4 de Setembro de 2014 um grupo de sonhadores se reuniu em assembléia para criar a Associação Nossa Cidade. Após sete anos, hoje, ao reler o nosso primeiro círculo de sonhos, sinto que cumprimos todos os sonhos e ainda outros que não fomos capazes de sonhar naquele momento.

Participantes da Assembléia Geral Fundacional da Associação Nossa Cidade, 2014

Nas palavras de nosso bardo favorito, o ilustríssimo Nuno Arcanjo, celebramos as reviravoltas. Sempre mais importante que a velocidade, é a direção. E na Associação Nossa Cidade, se ainda não chegamos aonde queremos, ao menos já vemos a semente começar a brotar.

Celebrando momentos — o caminho percorrido

Ao fim deste setênio, encerramos a infância e adentrando nossa fase juvenil.

Crescemos mais que sete anos e descobrimos quem somos e como somos.

Empoderamos a nós mesmos. Criamos uma tecnologia social (jogo reviravoltas locais). Organizamos mutirões. Nos tornamos idealistas. Ancoramos projetos transformadores. Financiamos projetos por meio de círculos de doação. Fundamos um fundo comunitário. Conectamos entre nós e com outros. Visitamos pessoas e lugares em caravana.

Tudo isso inspirado no modelo horizontal e auto-gestionado das Organizações de Centro Vazio, da qual pretendemos realizar uma oficina integrativa ainda nesse ano. Tudo isso por paixão e de uma forma divertida e prazeirosa, ou, como foi sonhado em 2014:

(Daniel Félix, 2014, Um dos sonhadores em nosso Círculo dos Sonhos)

“Contar com a vontade sincera de voluntariado. Acreditar e fazer a experiência se tornar realidade”

Transição Nossa Cidade — nosso momento presente

Vivendo no agora, celebramos a impermanência, nossa fé e o desconhecido

O ouroboros sendo representado por uma serpente significa, de maneira geral, ciclos da vida, onde o fim é um novo começo. Se relaciona, também, ao movimento cíclico e evolutivo de cada ser.

Seguimos dando novas voltas em nossa própria espiral, dessa vez com troca de diretoria, novas regras, construção de novo site e plataforma para nossa colaboração.

Com o Brasil e o mundo cada vez mais instáveis e a vida sendo ameaçada por pandemia, mudança climática e um modo insustentável de consumo e produção industrial, é fácil sentirmos desânimo e impotência.

O sonho da Nossa Cidade, que insistimos em acreditar, é que juntos semearemos o dia em que todos viverão bem, em comunidades abundantes de um planeta saudável.

Mas para isso, precisamos esperançar.

Precisamos que nossa fé, amizade e colaboração envolva essa semente-sonho.

E que nossos sonhos sejam compartilhados uns com os outros e que todos cultivemos também os sonhos uns dos outros e nossas ações locais.

Se você é associado da Nossa Cidade, o presente de aniversário que queremos hoje é colher os seus sonhos e respostas sinceras à pesquisa abaixo.

Caso você não seja associado, poderá se juntar a nós por aqui.

Para onde vamos? Vislumbres do futuro

Possíveis caminhos de uma construção coletiva para o próximo setênio

Na Nossa Cidade não há planejamento estratégico e metas determinadas por um comitê central. A forma com que as iniciativas vão surgindo é orgânica, por meio da iniciativa emergente e livre adesão dos associados, que gozam de apoio uns dos outros e da estrutura associativa.

No entanto, alguns caminhos parecem promissores para os empreendedores sociais de nossa instituição.

São atividades de alto impacto social, protagonismo local, com lógica clara para sustentabilidade e financeiro e financiamento, demanda maior que oferta e sobretudo, que já temos (boas) experiências prévias na associação.

São elas, não excluindo outras que possam ter me fugido da atenção:

  • Implementação e Apoio Operacional a Fundos Comunitários
  • Representação nacional do movimento idealista.
  • Ancoragem institucional / patrocínio fiscal de projetos dos associados
  • Apoio a mobilizadores e projetos sociais em cidades / comunidades
  • Implementação apoio a difusão de tecnologias sociais, sobretudo Dragon Dreaming e Oasis
  • Organização de caravanas, bate-papos e outros eventos em âmbito local.

Também nos parece que o próximo setênio seja marcado pela semi-profissionalização da associação, de modo a contar com colaboradores que tenham na associação sua fonte primária de renda, além de expandir a quantidade de papéis a receberem ajuda de custo por sua atuação.

Finalizo convidando o leitor a celebrar o primeiro setênio da Nossa Cidade deixando um comentário para que, assim como a associação, essa celebração e reflexão conte com várias vozes. Um brinde, pois a cidade é nossa!

Para se associar, preencha a ficha de adesão abaixo:

Para saber mais, visite www.nossacidade.net ou nossa plataforma de ação.

--

--

Renato Orozco
Nossa Cidade

Empreendedor Social na www.nossacidade.net, www.awesomefoundation.org e www.idealist.org - eu escrevo sobre empoderamento comunitário e um mundo melhor.