Como virei produteiro?

Uma série que vai contar a história de pessoas que migraram de outras carreiras para produto

Rafael Louzada
Product Arena
2 min readMay 22, 2020

--

Às vezes, a gente esquece que Product Managers podem ter vindo de qualquer área, né? De vez em quando, eu passo por situações como essa: bate-papo rolando, assuntos aleatórios e em algum momento eu solto algo como “Quando eu era editor do LANCENET!…”. E rola aquele “WHAAAAAAAAAAAAAT?”

Sim, é isso. Se você me conhece e não sabia, eu te dou um tempo pra processar. Mas a maioria dos meus amigos já sabe desse passado que eu carinhosamente apelido de “outra encarnação”.

Então, já sabendo dessa história e como a profissão de Product Manager tem ganhado cada vez mais relevância, vira e mexe alguém me procura pra saber como fazer esse movimento. Aí, a gente bate um papo, eu explico o que é produto, conto quais são as alternativas dentro da carreira, indico uns livros, uns cursos, eventos e artigos da Product Arena (Alô, Product Hero!). Mas eu não acredito em fórmula. Acho que as motivações de cada um são muito particulares, assim como a reação a cada momento. Acho a minha história particular demais pra servir como algum tipo de guia e…

Bom, um dia a ficha caiu. Cada história é, sim, muito particular. Não dá pra aplicar diretamente tudo o que se aprendeu em uma jornada na vida de outra pessoa. Mas tem o papo de se ver no outro, né? Talvez seja muito legal conhecer histórias diversas e escolher com qual (ou quais) você se identifica. Então, resolvi criar uma série de artigos contando as histórias de pessoas que migraram de outras carreiras para produto.

A cobaia número 1, como vocês devem imaginar, sou eu mesmo. Mas procurei fazer uma lista bem diversa. Nela, já temos confirmados um ex-militar, um astrônomo, um advogado, uma enfermeira… e vem mais por aí. Espero que vocês curtam no link abaixo.

* Você tem um amigo ou amiga que fez esse mesmo movimento e gostaria de ver essa história contada? Acessa esse link aqui e conta pra gente!

E fica de olho aqui na Arena pra ver mais histórias

Quer conhecer todos os artigos da série?

De jornalista a Produteiro: Rafael Louzada

De publicitária a Produteira: Jéssica Blando

De militar a Produteiro: Alex Albuquerque

De contadora a Produteira: Thaís Ingrid

De advogado a Produteiro: Vitor Kneipp

De profissional de moda a Produteira: Eva Melo

De analista de projetos a Produteiro: Franks Freitas

De enfermeira a Produteira: Juliana Amêndola

De executivo comercial a Produteiro: Antonio Fonseca

Ah! E não esquece das 👏👏👏👏👏! Assim, mais pessoas podem ver e interagir com esse conteúdo!

--

--