Diagramação por Giovana Silvestri | Arte por Mariana Faria (Farinha) | Editores: Arthur Almeida, Giovana Silvestri e João Vitor Custódio

DOSSIÊ 07

VERDINHA

Entenda as problemáticas de uma polêmica presente tanto na Legislação quanto nas músicas brasileiras.

Revista Torta
revistatorta
Published in
3 min readMar 3, 2020

--

Por Eduarda Motta

Editado por Arthur Almeida, Giovana Silvestri e João Vitor Custódio

A família da cantora Ludmilla já perguntava: “Que plantinha é essa, meu amor?”. Pois é, ela mesma, a maconha, a Mary Jane para os íntimos e a Cannabis para os cientistas.

Ela está cada vez mais presente nas músicas nacionais, as referências saíram do rap e do funk e invadiram o mainstream, dando um bom choque de realidade na família tradicional brasileira. Assim, a discussão sobre a “verdinha” se intensificou, mas ainda há muitos pontos sobre ela que precisam ser esclarecidos.

Devido à constante briga da Mary Jane com a Legislação, a fala de deputados relacionando a maconha as Universidades públicas para descredibilizá-las e o uso da planta sendo cada vez mais debatido, a Revista Torta preparou um dossiê que procura explicar, de forma aprofundada, conteudista e didática, as diversas vertentes que envolvem essa planta tão polêmica.

Começando pela relação entre os brasileiros e a maconha, um dos textos explicará “como tudo começou”, elucidando o contexto histórico do país e as consequências que atingiram as pessoas e a planta.

Há também a problemática que envolve a descriminalização e a legalização, os prós e contras e o que pode vir a acontecer caso a maconha seja, de fato, legalizada. Buscamos, inclusive, referências de países que já têm a planta descriminalizada e como isso funciona para eles.

Além disso, os diferentes usos da maconha também precisam ser esclarecidos. Você sabia que o uso recreativo e o medicinal, cada um deles, abrangem inúmeras questões que envolvem: liberdade, saúde pública e até a Constituição?

Já no campo científico-acadêmico, existe um grande empecilho que barra as pesquisas sobre a Cannabis: a dificuldade dos pesquisadores brasileiros de terem acesso à planta para realizarem seus estudos.

Enfim… todos esses apontamentos podem não ter uma só solução. Mas, é necessário discutir, quebrar os tabus e entender cada um dos problemas para que, juntos, em exercício democrático, possamos decidir um caminho mais viável. Do jeito que está, você acha que pode ficar?

NOTA DOS EDITORES

A Revista Torta não apoia o uso de nenhuma droga ilícita. O conteúdo se destina à educação sobre drogas e à divulgação de pesquisa. Somos assegurados pela Constituição e pela lei de liberdade de expressão no julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) da Arguição de Descrumprimento de Preceito Fundamental — ADPF 187.

Nesta edição, faremos um mês inteiro de publicações dedicadas ao tema: a relação da Cannabis com a sociedade para “dichavarmos” o tabu. Segue, abaixo, o sumário do dossiê com as datas de lançamento de cada conteúdo.

SUMÁRIO E DATAS DE LANÇAMENTO

Redação

Um tabu construído historicamente — 05/03 (quinta-feira)

Legalizou. E agora? — 10/03 (terça-feira)

A plantinha mundo afora — 12/03 (quinta-feira)

A redescoberta medicinal do uso da Cannabis — 17/03 (terça-feira)

Impasses na pesquisa — 19/03 (quinta-feira)

Fotografia

Dando uns pega a cada flash — 24/03 (terça-feira)

Luz, contraste e marola — 26/03 (quinta-feira)

Arte

ESPAÇO FARINHA — 31/ 03 (terça-feira)

ESPAÇO OKA — 02/04 (quinta-feira)

--

--

Revista Torta
revistatorta

Divulgando informações. Projeto de revista digital com contextualização e difusão acadêmico-científica. Faça parte da Torta!