Aprendizagem Online

9. Googlando Tudo

Meus amigos e eu temos uma piada interna. Sempre que um de nós se pergunta sobre um fato simples — quantas pessoas vivem numa determinada cidade, por exemplo — , alguém responde: “Se pelo menos existisse alguma rede de informações enorme e gratuita que nós pudéssemos consultar…”.

Óbvio que a piada faz referência à possibilidade que qualquer um de nós tem de tirar do bolso um dispositivo conectado à Internet e responder a pergunta em segundos.

Hoje, buscar informação online é tão ridiculamente fácil que até criaram um site projetado especificamente para tirar sarro daqueles que não se atentam a isso: Let Me Google That For You (www.lmgtfy.com).

Se quiser dar risada na próxima vez que um amigo te perguntar algo estúpido (ou seja, facilmente buscável), entre no LMGTFY, insira o termo de busca que responderá à pergunta do seu amigo, e então envie a ele o link que o site irá gerar.

Quando ele clicar no link, o navegador abrirá uma nova janela do Google. O cursor do mouse apontará para a caixa de busca, o termo de busca será digitado e a pesquisa terá início, tudo automaticamente.

Quando os resultados forem carregados, uma pequena caixa de texto aparecerá dizendo: “Difícil, né?”.

O site LMGTFY é uma provocação para nos lembrar que na medida em que a tecnologia da informação nos empodera, ela também demanda que sejamos mais autossuficientes.

Se você é um aprendiz autodirigido, você deve pesquisar na Internet toda vez que tiver uma pergunta que anseia por ser respondida. Como o escritor Austin Kleon diz: “Dê um Google em tudo. Tudo mesmo. Dê um Google nos seus sonhos e nos seus problemas. Não pergunte nada sem antes dar um Google”.

Para além disso, a aprendizagem online é muito mais do que somente encontrar informações básicas; ela te permite aproveitar todo o potencial da Internet para fazer tudo de forma mais efetiva. Considere, por exemplo, a história do Bryan, um amigo com quem eu morava junto nos tempos de faculdade, que economizou 30.000 dólares utilizando apenas seu smartphone.

Alguns anos atrás, Bryan quebrou o tornozelo ao se jogar de uma tirolesa no norte da Califórnia. Depois do acidente, um amigo o levou para o hospital mais próximo em São Francisco, mas como Bryan não tinha um plano de saúde, o preço da cirurgia seria altíssimo.

Deitado na cama do hospital, Bryan se perguntou se não estaria cometendo um erro ao ser tratado na Califórnia. Por meio de seu smartphone, ele começou a pesquisar o custo da cirurgia em outras regiões dos Estados Unidos. O estado de Nova York, ele descobriu, tinha custos consideravelmente menores para o procedimento que ele precisava. Bryan, então, fez algumas ligações, garantiu sua entrada num novo hospital e reservou um voo naquela mesma noite para Nova York — tudo de seu celular — , economizando mais de 30.000 dólares nesse processo.

Se Bryan pôde fazer tudo isso de uma cama de hospital, pense no que você poderia alcançar pesquisando na Internet de maneira mais efetiva.

Você sabia que pode usar a Internet para

  • Se preparar para uma entrevista de emprego estudando o site, os posts dos blogs e as redes sociais dos funcionários e diretores da empresa?
  • Ter uma breve introdução a respeito de qualquer fato, seja atual ou um evento histórico?
  • Distinguir entre conteúdos factuais (isto é, revisados por pares ou pelo menos razoavelmente confiáveis) e conteúdos não factuais (opiniões, boatos, pseudociências)?
  • Descobrir o endereço de e-mail de algum profissional que você admira?
  • Aprender como trocar um filtro de óleo, preparar um frango ou instalar uma janela?
  • Saber onde fica a sede de qualquer empresa, descobrir como chegar até lá e ter acesso às avaliações dos clientes?
  • Ler três perspectivas distintas a respeito da mesma notícia?
  • Descobrir a maneira mais barata de reservar um voo, comprar um livro ou qualquer outro produto?
  • Se valer de operadores como aspas, o sinal de subtração e o termo “site:” para pesquisar na Internet de modo mais efetivo?

Cada uma dessas habilidades está ao seu alcance, basta que você separe um tempo para treinar um pouco.

Não sabe ao certo por onde começar? Dá um Google.

A internet é a ferramenta de aprendizagem mais poderosa já criada. Use-a desde cedo e sempre.

Por uma nova forma de trabalhar e gerar valor

Ei! Sou o Alex. É com muita alegria que faço este blog.

Ofereço este e outros projetos gratuitamente para o mundo, mas ainda preciso de grana para me sustentar. Se quiser conhecer mais sobre o que faço, entre no meu site, e se entender que faz sentido sustentar meu trabalho com qualquer valor, apoie meu Unlock.

Qualquer coisa, entre em contato ;)

--

--

Alex Bretas
A Arte da Aprendizagem Autodirigida

Alex Bretas é escritor, palestrante e fundador do Mol, a maior comunidade de aprendizagem autodirigida do Brasil. Saiba mais em www.alexbretas.com.