Palpites da Rodada: Semana 7

The Quickening!

TM Warning
ZONA FA
14 min readOct 20, 2016

--

“Baby please don’t goooooo!!!”

Infelizmente o tempo está um pouco mais curto do que o normal, então a coluna dessa semana não vai ter um tema específico: vamos só passar pelos jogos da rodada, dar uns palpites, e falar sobre alguns dos temas mais relevantes. A coluna não está mais curta, e todos os jogos foram adereçados, só não deu tempo de pensar num bom tema comum para a semana.

Agradeço a compreensão.

— — — — — — — — — — — — — — — — — — — — —

Para quem não conhece, essa é minha coluna semanal onde eu dou meus palpites para todos os jogos da rodada. É um formato rápido e prático de falar um pouco sobre todos os jogos e times da semana, e abordar alguns assuntos relevantes sobre o momento da NFL, a rodada passada, algum jogador, ou coisa do tipo. E, para deixar mais divertido (ou seja, para eu errar e vocês rirem de mim), eu dou também meus palpites contra o spread, uma modalidade específica de apostas.

Para conhecer mais sobre o propósito dessa coluna, ver meus palpites para a rodada 1, ou então para entender o que diabos é essa tal de aposta contra o spread, você pode ler a minha coluna da semana passada. Para ver os palpites da rodada 2, o link é esse aqui. Para os palpites da semana 3, clique aqui. Para os da semana 4, clique aqui. Para os da semana 5,clique aqui.

E para a semana 6, quando além dos palpites eu também distribuí alguns prêmios para o começo da temporada, você pode acessar clicando aqui.

E por falar em spread, essa é uma boa hora de lembrar que essa coluna NÃO é um guia de em quem ou como apostar, é só uma brincadeira que eu comecei a fazer mas minhas colunas para deixar os palpites mais divertidos.

E lembrem-se, o mais importante: eu não odeio seu time só por que apostei contra eles. Sério!

Dúvidas, comentários ou sugestões? Deixe nos comentários, nos mande pelas nossas redes sociais (Twitter ou Facebook) ou mande um email paracanalzonafa@gmail.com!

Nota: Spreads seguindo o consenso de Vegas no momento que eu comecei a coluna.

Palpites da Semana 7 da NFL

(Time da casa em caixa alta)

Times de bye: Cowboys, Panthers

Sejamos sinceros: se eu te falasse antes da temporada que Tony Romo iria se machucar e Dallas iria jogar as primeiras 6 semanas com um calouro de quarta rodada do Draft, e que um desses dois times de bye essa semana estaria 1–5 e o outro 5–1… você apostaria todas suas economias que o Cowboys estaria 1–5 e Carolina 5–1.

Bem vindo à vida de um analista de NFL, onde às vezes nada realmente faz sentido.

PACKERS sobre Bears
PACKERS (-7.5) sobre Bears

Green Bay não tem jogado bem essa temporada, como eu tinha chamado a atenção recentemente, e a derrota feia para o Cowboys sem dúvida ligou algum sinal de alerta. E embora seja cedo demais para tirar conclusões fatalistas — todos os times já tiveram sequências ruins no passado, inclusive o próprio Packers, e Green Bay ainda é 8th em DVOA — a verdade é que tem alguns fatores que realmente tem se destacado, especialmente no lado ofensivo.

E, infelizmente para o torcedor de Green Bay, não existe um único fator grande que está atrapalhando tudo. As chamadas de Mike McCarthy continuam sendo um problema, bem como seu ridículo conservadorismo, mas não é só isso: Aaron Rodgers está parecendo ter pouca confiança nas chamadas, muitas vezes preferindo iniciar mais cedo alguma improvisação ao invés de esperar a jogada chamada se desenvolver. E, ainda pior, mesmo quando a jogada funciona e seus WRs conseguem criar separação (o que aliás tem sido outro problema para Green Bay, especialmente com as defesas marcando de forma mais física próxima da linha) muitas vezes o que acontece é que Rodgers simplesmente não faz a leitura correta ou acerta o passe. O que, para mim, é um problema maior. As chamadas podem ser corrigidas com uma mudança de funções ou um novo técnico. Mas se Rodgers começar a simplesmente errar seus passes — e sua mecânica parece ter se deteriorado em alguns momentos desse ano — é algo que pode não ser tão fácil de se contornar.

Ainda é cedo demais, claro, para descartar o Packers e Rodgers. O elenco de apoio não tem jogado à altura, e alguns números periféricos indicam que alguma regressão positiva pode estar a caminho. Mas é uma situação para se monitorar. E um jogo de quinta feira, em casa, contra o fraco time do Bears parece uma boa situação para Green Bay voltar a vencer e ganhar alguma confiança e margem de respiro para o resto do ano.

Giants sobre RAMS
Giants (-2.5) sobre RAMS

Esse é o tipo de jogo parelho e de baixo nível que eu tendo a apostar no time da casa… só que esse jogo não tem um time da casa de fato por ser em Londres, com o Rams sendo apenas o mandante nominal da partida.

Então fico com o Giants, simplesmente porque eles tem me parecido (marginalmente) mais competentes que o Rams nesse começo de ano, e Odell Beckham deixou uma boa impressão semana passada com suas 222 jardas e 2 TDs (isso não é uma propaganda política subliminar do Tiririca). O Rams está lidando com lesões em vários jogadores importantes da sua defesa, e não acho que uma viagem a Londres vá ajudar esses jogadores a ficarem mais saudáveis para a partida de domingo.

CHIEFS sobre Saints
Saints (+6.5) sobre CHIEFS

É difícil saber exatamente o que esperar do Chiefs, um time desfalcado que parece oscilar entre “está sentindo suas perdas” e “jogou como nos bons tempos”. A melhor notícia provavelmente é que a defesa — sua força durante os últimos anos — tem melhorado a cada rodada, mas ainda sente falta de Justin Houston e um pass rush mais potente, enquanto o ataque é capaz de boas atuações mas não é uma unidade que vai vencer jogos sozinha.

E por falar em times difíceis, o Saints vem de duas vitórias seguidas por combinados 4 pontos depois de começar o ano perdendo dois jogos por combinados quatro pontos (ensanduichando uma derrota para o forte Falcons). As duas vitórias não foram particularmente convincentes — uma sobre o 1–5 Panthers e uma quando o Chargers fez de tudo possível para entregar uma boa vantagem no quarto período — e a defesa, embora não mais historicamente ruim, continua sendo bem ruim.

Então estou um pouco cético quanto a ambos esses times. O fato do Chiefs jogar em casa acaba pesando mais, e o Arrowhead Stadium é uma das três mais significativas vantagens de mando de campo da liga, mas não sei se eu gosto desse spread de 6.5 pontos. Vamos dividir a diferença e ficar por aqui.

TITANS sobre Colts
TITANS (-2.5) sobre Colts

Tennessee ter 2.5 pontos apenas de vantagem sobre o fraquíssimo Colts por Vegas, jogando em casa, é de longe a linha mais inexplicável da semana.

Agora que o Titans FINALMENTE ouviu meu desabafo e começou a usar Mariota mais no shotgun cedo nos jogos (ao invés de só fazer isso quando já estava atrás no placar e em garbage time) e o havaiano está parecendo muito mais confortável na função (depois de ser o pior QB da NFL em QBR nas primeiras quatro semanas, Mariota foi o melhor nas últimas duas), o Titans pode muito bem ser um time… bom!

Não que eu espere que Mariota mantenha o nível dessas duas últimas semanas para sempre, mas se conseguir jogar pelo menos como o bom QB que sabemos que ele pode ser (e agora tem mais condições de ser), esse time do Titans se torna bem perigoso: a defesa tem sido surpreendentemente sólida, a linha ofensiva é fantástica, e o jogo terrestre tem funcionado muito bem. Adicione um bom Marcus Mariota a essa mistura… e o Titans pode muito bem ser o melhor time da AFC South. Nesse momento, pelo menos, Tennessee é minha aposta para levar a divisão.

2.5 pontos apenas de spread para um time que me parece o melhor dos dois por uma boa margem E joga em casa? Estou nessa!

Vikings sobre EAGLES
Vikings (-2.5) sobre EAGLES

O engraçado dessa linha é que ela abriu como -1.5 para o Eagles na terça feira. Ou seja, ela já moveu QUATRO pontos na direção do Vikings desde então. Um testamente ao quão bom Minny tem sido nesse começo de jogo, com Sam Bradford jogando o melhor futebol da sua carreira DE LONGE e uma defesa que tem sido das mais sufocantes da NFL nos últimos anos.

Mas talvez tenha também um outro fator em ação: alguma ressaca contra o Eagles, que pareceu um dos melhores times da NFL nas primeira semanas antes de emendar duas derrotas seguidas (vale citar, por 8 pontos totais). Eu não sei se isso é totalmente justo — ambas as derrotas foram apertadas e fora de casa — mas entendo que a margem de manobra é muito menor contra um time como o Vikings, e tanto o ataque de Philly (e Carson Wentz) como a defesa pareceram regredir um pouco nesses dois jogos. Em casa, vai ser um bom teste para o Eagles mostrar do que é capaz contra um adversário de elite. Mas ainda não estou pronto para apostar contra Minnesota.

Além disso… Sam Bradford e seu jogo de vingança. Você sabe que ele está vindo.

BENGALS sobre Browns
Browns (+9.5) sobre BENGALS

Depois de seis semanas, eu cheguei à seguinte conclusão: o Bengals não é um time bom. Eu fico um pouco surpreso, pois Cincy vinha sendo um modelo de consistência na temporada regular já faz uns bons anos, mas não é o caso em 2016. A defesa despencou, a linha ofensiva (seu grande trunfo em 2015) não é o que foi ano passado, e o ataque, embora pareça bom à primeira vista movendo a bola, tem sido o PIOR da NFL quando chega na Red Zone, sentindo muita falta de Tyler Eifert nesse quesito. Cincy simplesmente não tem sido consistentemente bom essa temporada, o que pode ter uma relação com a perda de dois dos melhores coordenadores da NFL para vagas de técnico: Hue Jackson em Cleveland e Mike Zimmer em Minnesota.

Eles devem ser bons o suficiente para vencer o Browns em casa essa semana, mas não existe qualquer confiança no time do Bengals nessa aposta (eu peguei Cincy no Survivor e já estou pronto para perder mais uma vida). O Browns também tem mostrado sinais de vida no ataque sob o sólido calouro Cody Kessler, e tem sido um dos melhores times da NFL cobrindo spreads em garbage time, então Browns a +9.5 pontos é uma das melhores apostas da rodada.

LIONS sobre Redskins
LIONS (-1.5) sobre Redskins

Eu já falei disso bastante no Blitz! dessa semana, mas eu adoro a recém-descoberta agressividade do Lions. Já bati nessa tecla várias vezes, mas se você é um time fraco, você é muito mais propenso a perder jogos em situações “normais”, e por isso tem que ser mais agressivo do que o normal para tentar acumular pontos extras que tirem a diferença na qualidade dos times. E foi o que Detroit fez semana passada, convertendo duas 4th downs que acabaram transformando um punt e um FG de situações “conservadoras” em dois TDs — ganhando 11 pontos no processo, que fizeram a diferença no resultado final.

O Redskins é um time melhor que Detroit, especialmente por causa de seu renovado ataque terrestre correndo atrás de uma forte linha ofensiva. Mas estou gostando do que o ataque do Lions tem mostrado, e essa nova agressividade do Lions vai dar alguns pontos extras ao time nos jogos — ao contrário do conservador Redskins. Então vou confiar em Detroit uma vez na vida. Provavelmente a última. Mas vou.

Raiders sobre JAGUARS
Raiders (+1) sobre JAGUARS

Entendo que o jogo seja em Jacksonville, mas será que o Jaguars realmente deveria ser o favorito nesse jogo? O Jaguars vem de duas vitórias consecutivas, é verdade, mas é difícil dizer que elas signifiquem alguma coisa: elas foram por combinados 4 pontos, ambas foram contra times ruins, e ambas só aconteceram por causa de lances aleatórios no final da partida que transformaram um passe curto em um TD longo quase por acaso: Allen Hurns driblando a defesa inteira do Colts em um passe lateral para um TD de 46 jardas, e um passe curto para Arrellious Benn virando um TD de 51 jardas porque tanto ele como o defensor escorregaram no lance e a arbitragem não marcou que ele tinha sido tocado quando caiu no chão. Tudo que vimos na temporada até agora indica, na verdade, o contrário: que o Jaguars é um time bastante fraco.

O Raiders não é nenhum primor também, e conta com uma das piores defesas da temporada, mas seu ataque é dos melhores da liga, e para sua sorte o Jaguars conta com o quarto pior ataque da NFL (em DVOA) e um dos piores QBs. Se isso se tornar um jogo de placar alto, como tudo indica, o Raiders está muito melhor equipado para vencer esse tipo de duelo. Derek Carr está vindo de um dos piores jogos da sua carreira, mas duvido que isso se mantenha.

Bills sobre DOLPHINS
Bills (-3) sobre DOLPHINS

Vencer San Francisco não é nada demais, mas esse time do Bills está mostrando ser na verdade muito bom, apesar de todos os múltiplos desfalques. Zach Brown tem sido um dos melhores defensores da temporada (sim, estou tão surpreso quanto vocês), o pass rush voltou a funcionar, e o ataque tem sido bastante produtivo atrás de um renovado jogo terrestre. Depois de seis rodadas, Buffalo na verdade está em TERCEIRO em DVOA, um número que provavelmente está distorcido por ter vencido um ótimo time (o Patriots) em uma situação excepcional na Semana 4, uma situação especial que o número não consegue ajustar e que tem um peso maior do que o adequado em uma temporada ainda tão curta.

Mas o ponto permanece: Buffallo tem sido realmente bom essa temporada, e não vai ser a performance de Jay Ajayi semana passada que vai me convencer que o Dolphins deixou de ser um time ruim. Correr com a bola é fundamental para o Dolphins não depender de um Ryan Tannehill em péssima forma (o QB de Miami tem o pior QBR da temporada), mas o jogo da semana passada (as 204 jardas de Ajayi) foi o primeiro jogo no ano que Miami conseguiu correr bem com a bola. Se isso se tornar algo recorrente, vai ser importantíssimo para o Dolphins e pode acabar mudando a forma como o time está jogando, e talvez mudando o resto da sua temporada. Mas, até que deixe de ser um ponto fora da curva, estou descrente.

Ravens sobre JETS
Ravens (+1) sobre JETS

Essa linha está em cima do muro porque está esperando uma definição sobre o status de Joe Flacco, que não treinou durante a semana e é dúvida para a partida.

Se Flacco jogar, eu estou tranquilo em escolher o Ravens mesmo fora de casa. Mas se ele não jogar… hmm… quer saber? Eu ainda aposto no Ravens. O Jets tem sido um time horrível essa temporada, e embora seja difícil ser tão ruim como Ryan Fitzpatrick tem sido nesses últimos 4 jogos, Geno Smith também é um quarterback muito ruim que não é a solução para nada. O Jets é uma bagunça em praticamente todos os aspectos do jogo (pior DVOA da NFL até o momento), e embora o Ravens não seja bom, eles tem algumas características positivas (liderada pela sua boa defesa, #5 em DVOA). É suficiente para mim.

49ERS sobre Buccaneers
49ERS (+2) sobre Buccaneers

Esses dois times são bem ruins. San Francisco só me da desgosto atualmente. Eu estou escolhendo esse resultado por dois motivos, e apenas dois: porque eu sou masoquista; e porque eu achei que o ataque mostrou alguma evolução com Colin Kaepernick de QB.

Para manter viva a analogia que eu fiz no twitter, Kap foi melhor do que Gabbert da mesma forma que pisar em um lego é melhor do que tomar um soco no nariz. Mas Kap também foi vítima de várias circunstâncias, principalmente chamadas ruins, uma linha ofensiva que foi incapaz de segurar a pressão, e o fato de que sua defesa não era capaz de segurar nada pelo chão. Seu braço precisa ser mais respeitado que o de Gabbert, então as defesas precisam abrir alguns espaços a mais na hora de defender. Não foi BOM, de maneira alguma, mas foi melhor e contra um extremamente desfalcado time do Bucs isso pode acabar sendo suficiente.

FALCONS sobre Chargers
Chargers (+6.5) sobre FALCONS

Eu estou totalmente na Falcons Bandwagon — eles estão 4–2 com méritos, tem o melhor ataque da NFL, e acabam de vir de uma semana onde, apesar da derrota, eles jogaram melhor que o poderoso Seahawks em Seattle. Matt Ryan é o MVP da NFL depois de seis semanas, e o time não está dando mostras de que vai desacelerar tão cedo apesar de um dos calendários mais difíceis da liga.

O meu único problema é que eu também acho o Chargers um excelente time, que poderia facilmente estar algo como 5–1 se não tivesse a incômoda mania de entregar jogos no final graças a muito azar e decisões extremamente conservadoras do seu técnico. Não é uma coincidência que suas derrotas foram por 6 (em OT), 4, 1 e 3 pontos — o Chargers liderou todos esses jogos no segundo tempo. Então embora eu aposte que o Falcons vença esse jogo como o bom time que é, eu acho que tem uma boa chance do Chargers cobrir esse spread — seja porque entregou mais um jogo no final, seja porque anotou um TD no final contra uma defesa medíocre.

Minha aposta para melhor jogo da rodada.

Patriots sobre STEELERS
Patriots (-7) sobre STEELERS

Eu não sou da opinião de que o Steelers está acabado sem algumas semanas de Big Ben — o jogo terrestre do time é capaz de ancorar o ataque durante algum tempo, e o time tem um histórico recente de se manter à tona sem seu Franchise QB. Mas claro que Big Ben é uma grande perda, especialmente contra um excelente time do Patriots essa semana. Esse que deveria ser um dos jogos mais interessantes da temporada agora acabou como apenas uma nota de rodapé na rodada. Uma pena.

Em tempo, deixo com vocês a seguinte pergunta: tirando o Patriots, que parece estar em um nível próprio na AFC, quem é o melhor time da conferência? No papel deveria ser o Steelers, mas seu currículo tem duas derrotas feias para Eagles e o fraco Dolphins. Denver começou o ano muito bem e sua defesa ainda é excelente, mas os pontos fracos são reais e o time vem de duas derrotas. DVOA diz que é o Bills, mas eu já disse meus motivos para questionar esse número por ora. Será que é o Raiders, e devemos ignorar que todas suas vitórias vieram em jogos por uma posse de bola? Será… gulp… que é o Chargers?

Eu confesso que não tenho uma resposta no momento, e queria saber a opinião das massas. Prometo retornar com minha resposta na semana que vem.

Seahawks sobre CARDINALS
Seahawks (+2) sobre CARDINALS

O Cardinals se recuperou do péssimo começo com duas vitórias seguidas, mas elas vieram contra dois dos três piores times da NFL em Jets e 49ers. No geral, eu realmente não sei o quão bom o Cardinals realmente é: Carson Palmer, a principal força por trás do ótimo 2015 do time, caiu brutalmente de qualidade nesse começo de ano, mas David Johnson se colocou na disputa do cinturão de melhor RB da liga, a linha ofensiva está jogando muito bem, e a defesa ainda é excelente.

Então eu ainda confio mais em Seattle, que tem uma defesa ainda melhor e um dos melhores QBs da NFL em Russell Wilson. Não é por uma margem gigante, mas Seattle é o melhor time. Vai ser interessante ver o quanto a suspeita linha ofensiva do Hawks se porta contra a forte linha defensiva do Cardinals, mas se tem um QB na NFL que é capaz de minimizar essa diferença é Wilson. Vai ser um desafio bem maior para o Cardinals do que os péssimos 49ers e Jets, e espero um bom jogo.

BRONCOS sobre Texans
BRONCOS (-7.5) sobre Texans

O Broncos tem seus problemas, e suas derrotas para Falcons e Chargers deixaram claras algumas das suas vulnerabilidades. Em particular, o lado direito da linha ofensiva e a atuação dos seus QBs precisa melhorar em relação às ultimas duas semanas.

Mas eu não consigo apostar no Texans nesse jogo pensando em Brock Osweiller e o pior ataque da NFL (em DVOA) enfrentando a defesa do Broncos. Trevor Siemian não é brilhante, mas vinha de um bom começo de ano e se a defesa conseguir fazer o que faz de melhor -garantir boas posições de campo e situações para o ataque, especialmente a partir de turnovers — isso deve ser suficiente para o ataque do Broncos aparecer no jogo. E o resto fica por conta da defesa. E de Osweiller.

Record Semana 6: 7–8
Record Semana 6(Spread): 2–11–2

Record 2016: 48–41
Record 2016 (Spread): 34–56–2

Fontes: Pro-Football Reference; Pro Football Focus; Football Outsiders; NFL.com; ESPN Stats.

--

--

TM Warning
ZONA FA

Blog brasileiro sobre esportes americanos. Economista de formação. Sabermetrista por paixão. Opiniões pra toda ocasião. Irritante. Às vezes sai algo que presta.