10 coisas que aprendi sobre “Como virar Produteiro”

Rafael Louzada
Product Arena
Published in
5 min readJan 18, 2021

Um compilado dos melhores momentos da série de artigos publicados em 2020

No ano passado, eu iniciei uma série de artigos chamada Como Virei Produteiro, que conta a história de pessoas que migraram de outras carreiras para produto. Foi um imenso prazer fazer cada umas das entrevistas. Papos divertidos, que me ajudaram a conhecer melhor amigos, ex-alunos e gente que eu nem conhecia até iniciar essa série.

Na ordem: Juliana, Vitor, Thais, Antonio, Jéssica, Franks, eu, Eva e Alex. Obrigado por toparem participar dessa brincadeira.

Conversei com gente que deixou ̶e̶n̶c̶a̶r̶n̶a̶ç̶õ̶e̶s̶ carreiras em profissões como advogado, militar, contadora, enfermeira e muito mais. Todos hoje são produteiros e produteiras de mãos cheias.

Depois dos 9 artigos de 2020, resolvi começar 2021 com um compilado das 10 principais lições que aprendi enquanto escrevia. Espero que vocês gostem e deixo aqui um spoiler sobre os próximos artigos da série: teremos outros papeis além de Product Managers.

Mas agora vamos às tais 10 coisas que aprendi com a série:

1 Um bom caminho para migrar para a área de produto é mudar de área dentro da mesma empresa. Eu mesmo vivi essa experiência, assim como o Antonio;

Foi natural que eu trocasse a redação por essa área. Meu cargo passou a ser Coordenador de Produto. Não se falava em Product Owner ou Product Manager na empresa. Nós não tínhamos squads, nem tribos. Mas a gente estava aprendendo. (De jornalista a Produteiro: Rafael Louzada)

2 Outra boa maneira para se começar a carreira como produteiro é buscar um produto que tenha relação com a sua área de atuação. Tipo uma certa contadora com experiência em questões fiscais que virou PM em um produto focado em gestão de… notas fiscais.

“Oi, Thais! Você está com sorte! Temos uma vaga de PO para um produto fiscal/financeiro”. (De contadora a Produteira: Thaís Ingrid)

3 Não tenha medo de procurar quem entende do assunto que você quer dominar. Em um mundo tão conectado, achar um cara fera em Mobile Marketing no Linkedin foi até fácil pra Jéssica. E vamos combinar… em tempos de pandemia, dá o mesmo trabalho falar com um cara no Japão ou no prédio vizinho. Tá… tirando o fuso-horário.

Olhei no Quora, Linkedin, Artigos… Mandava mensagem para as pessoas, me apresentava e pedia ajuda: “Oi. Eu faço isso aqui na web. Existe um jeito de fazer isso em aplicativos?”. E as pessoas respondiam! A gente fazia calls e elas me davam aulas sobre todos os assuntos possíveis. Aprendi demais. (De publicitária a Produteira: Jéssica Blando)

4 Comece pelo básico. Se você teve a oportunidade dentro da mesma empresa, conhece o produto, entende os processos, use isso a seu favor. O Antonio, por exemplo, resolveu investigar o tempo de implementação dos produtos da empresa e descobriu um gap de quase um mês que ele transformou em horas.

A primeira coisa que me chamou a atenção quando eu cheguei foi ver os números. Quando a gente olhou a régua da assinatura de contrato até a primeira venda. Em uma etapa, o usuário levava cinco dias, na outra, 23 dias. Depois, três dias. Aí, a gente pensava “O que está acontecendo nesses 23 dias? (…) A solução foi automatizar esse processo, um trabalho simples que transformou aqueles 23 dias em horas.” (De executivo comercial a Produteiro: Antonio Fonseca)

5 Olhe ao seu redor. Você não necessariamente vai precisar puxar papo com a Teresa Torres ou com o Marty Cagan. Mas até um encontro casual em um evento pode ser uma oportunidade de se desenvolver.

Às vezes, você precisa se sacrificar de alguma maneira para fazer aquilo que você quer. Foi um lugar em que eu pude errar pra caramba como produto — conta, acrescentando que buscava referências no mercado, já que não tinha dentro da própria empresa — Eu encontrava com as pessoas e explicava “Estou passando por isso e aquilo. O que eu faço?. (De militar a produteiro: Alex Albuquerque)

6 A sua carreira, seja ela qual for, pode te trazer referências e experiênicias que vão ajudar como Product Manager. Por exemplo, uma certa enfermeira já lidava com conhecimento do cliente, stakeholders e priorização muito antes de virar produteira.

Tem muita coisa da época de enfermeira que eu uso como produto. 20 respiradores e 25 pessoas em estado grave. Como priorizar isso? Quando eu exercia o meu papel de enfermeira, eu fazia entrevista. Porque eu precisava falar com o paciente. Quando eu estava no plantão com a minha equipe, eu falava com o médico, o enfermeiro. Eu lidava com stakeholders. (De enfermeira a Produteira: Juliana Amêndola)

7 Não tenha medo de conversar com os clientes. Principalmente se você está em um desafio novo, ou o seu produto é novo. A melhor maneira de entender as dores dos clientes ou o que eles querem é falar com eles.

Abri o CRM e peguei os meus 10 melhores clientes para fazer um teste. Depois, peguei os 50 melhores para mostrar. Entendia o que queriam e levava para debater com a equipe comercial e com os desenvolvedores. (De profissional de moda a Produteira: Eva Melo)

8 Se alguém disser que não faz sentido trabalhar com produto porque você está na carreira x, ̶m̶a̶n̶d̶e̶ ̶à̶ ̶m̶e̶r̶d̶a̶ sugira que vá catar coquinhos. Nessa série, eu conversei com uma enfermeira, uma contadora e outras pessoas que tiveram esse receio em algum momento e hoje são Produteiras de mãos cheias.

Tinha uma menina na turma que era enfermeira e tinha virado Product Manager. Enfermeira! Uma área tão distante de produto quanto contabilidade, talvez até mais. Aí, eu pensei “Dane-se o mundo, que eu vou seguir nisso.” Foi ali onde eu virei a chave. (De contadora a produteira: Thais Ingrid)

9 Seja cara-de-pau. Para conseguir uma bolsa em um curso ou pedir uma oportunidade. O “não” você já tem. E as ferramentas também: comunidades no Slack e Linkedin, por exemplo, foram usados pelo Franks e pela Thais.

Eu peguei a lista das 100 Startups pra ficar de olho da Revista Exame e comecei a entrar em contato com CEOs, CTOs, equipes de recrutamento… contava a minha história, explicava porque queria a vaga. Fui tentando… (De analista de projetos a produteiro: Franks Freitas)

10 Prepare-se para processos seletivos. O Vitor Kneipp contou o passo a passo dele. É importante conhecer a empresa para onde você está indo, entender que capacidades eles vão achar mais interessantes. A sua carreira também é um produto.

A maneira mais difícil de ser contratado é se limitar a clicar ‘enviar CV’. Você é um produto e precisa construir diferenciais, descobrir o que exatamente o recrutador ou o mercado procura, as palavras que usa, e se reposicionar para as vagas que interessarem. (De advogado a produteiro: Vitor Kneipp)

Aproveitem para comentar aqui embaixo e deixar as palminhas: 👏👏👏👏👏 Isso ajuda muito a aumentar o alcance do artigo.

Quer fazer essa transição para Produteiro(a) ou ainda se aperfeiçoar? Dá só uma olhada na lista dos cursos da Product Arena:

Produto de Dados, com Luis Rodrigues (26 a 29 de janeiro)

Product Discovery, com Rafael Louzada e Rafael Xavier (1, 3 e 4 de fevereiro)

Métricas de Produto, com Horário Soares e Gustavo Esteves (1 a 4 de fevereiro)

Product Manager, com Arthur Castro e Horácio Soares (22 e 24 de fevereiro e 1 e 3 de março)

--

--