Fenômeno do YouTube cria próprio streaming e puxa movimento rumo a era pós-plataforma

Depois de comprar parte de clube da Premier League e fechar acordo para transmissão na NFL, Dude Perfect entrega ao público infantil experiência multitela do seu conteúdo “para toda família”

Eduardo Mendes
4 min readOct 20, 2023

Antes de sacramentar o acordo com o Dude Perfect, o Burnley considerou, especialmente, a base de crianças e adolescentes de oito a 16 anos que compõe a audiência fiel dos cinco amigos. Para o modesto clube da Premier League, seria uma oportunidade de associar-se a um dos maiores fenômenos do YouTube, tornando o time de uma pequena cidade no noroeste da Inglaterra o segundo de uma nova geração consumidora.

A compra de parte do The Clarets pelos YouTubers é considerada uma das histórias de propriedade mais improváveis do ano, como classificou o The Athletic.

Depois de contrariarem o improvável na liga de futebol mais rica do mundo, os creators donos do 27º maior canal do YouTube, e o segundo com mais inscritos de esportes, desafiam a própria plataforma responsável pela ascensão meteórica do grupo ao longo de mais de uma década.

Quatorze anos após o primeiro upload do vídeo dos cinco colegas de quarto da Universidade A&M do Texas fazendo arremessos de basquete, o Dude Perfect criou o seu próprio serviço de streaming.

Desenvolvido em parceria com a empresa de mídia canadense Parent Media Co. Inc. (APMC ), proprietária do Kidoodle.TV , o serviço “oferece a biblioteca completa da marca de conteúdo familiar”, e irá explorar a gamificação com o objetivo de “atrair espectadores novos e antigos” e elevar a experiência multitela das crianças.

Desde 2009, os Dudes produziram quase 400 vídeos que trazem desafios esportivos, acrobacias e tentativas de quebras de recordes mundiais. Eles acumularam neste longo período 16 bilhões de visualizações.

“O conteúdo deles já foi criado para a interatividade, então, de certa forma, estamos apenas usando esses elementos existentes, explicou Neil Gruninger, presidente e CEO da APMC.

Lançado em 7 de outubro, o The Dude estreou em segundo lugar na categoria de esportes nas paradas da App Store, ficando atrás somente da ESPN. O serviço também está disponível em plataformas móveis e de TV conectada, como Android, Roku e Samsung TV.

O formato de vídeo “para toda família” pode ser apontado como o sucesso por trás dos conteúdos. E por causa deste apelo Tyler Toney, os gêmeos Cory e Coby Cotton, Garrett Hilbert e Cody Jones foram chamados para a transmissão do Thursday Night Football.

Desde o ano passado, o TNF with Dude Perfect aparece durante algumas transmissões das rodadas de quinta da NFL no Amazon Prime.

Ao envolver-se com o quinteto, a liga de futebol americano traz uma proposta mais ampla e elaborada comparada à produção pontual de Soccer Trick Shots. O vídeo criado em 2016 trouxe os Dudes ao lado de jogadores de clubes ingleses como Raheem Sterling , Kevin De Bruyne e Mathieu Flamini. O conteúdo já foi assistido mais de 93 milhões de vezes.

Com mais de 60 milhões de assinantes no YouTube e registrando mais de 150 milhões de visualizações por mês, o The Dude está caminhando para ser uma marca “pós-plataforma”:

“O YouTube continuará sendo o núcleo de sua oferta, mas este é um grande passo para garantir que sua marca não dependa de uma plataforma que pode parecer cada vez mais fora de seu controle à medida que muda e evolui”, escreveu o The Publish Press.

Chegou o momento em que as estrelas do YouTube tornaram-se maiores do que a plataforma e a receita gerada não é mais o bastante para sustentá-las.

Baseada nesta premissa, a produtora Rooster Teeth está retirando alguns de seus programas mais populares do YouTube, incluindo a série mais antiga da história da internet, Red vs.

Embora o canal principal tenha nove milhões de assinantes, o showrunner Kerry Shawcross diz que a receita correspondente “simplesmente não é suficiente”.

Em uma postagem recente no X , ele explicou que os anúncios no site da Rooster Teeth geram “cinco a dez vezes” mais valor em comparação com a publicidade no YouTube. O aumento do tráfego também pode levar os espectadores ao FIRST , o serviço de assinatura paga da empresa.

A era pós-plataforma acirra a guerra pela atenção e pode incentivar um novo modelo de negócios para a creator economy. A certeza , por enquanto, é assegurar que as estratégias atendam devidamente a base de apoiadores mais leais, responsáveis diretos por fenômenos como o Dude Perfect.

--

--

Eduardo Mendes

Advisor for Culture and Innovation | Co-Founder na The Block Point | Web3 & New Technologies | Strategy, Research & Content | Sports | Entertainment | Media