O Nº 1 de esportes do YouTube contrata executivo do Spotify para expandir seu negócio de mídia e e-commerce

Uma década após surgimento, Jesser ancora-se no Bucketsquad para diversificar receitas e ampliar influência como líder da próxima geração. Este é mais um case que reforça como os grandes criadores estão transformando-se em marcas próprias na era pós-plataforma

Eduardo Mendes
3 min readNov 15, 2023

O resultado da equação que soma a receita publicitária ilimitada gerada pelo YouTube ao potencial de monetização dos criadores impactará um novo formato que projeta a plataforma como “a financiadora número 1 do conteúdo agregado de pessoas criativas.”

A crença de Zach Miller é baseada na experiência de quem liderou as estratégias de podcasting de vídeo e de creators no Spotify e, agora, chega para assumir o cargo de presidente do Bucketsquad, a empresa de mídia e comércio eletrônico fundada pelo principal criador de esportes do YouTube, Jesser.

Ao confiar ao experiente executivo um negócio digital nascido há dez anos e que já gerou cerca de US$ 20 milhões, Jesse Riedel, seu nome original, sinaliza o quão disposto está para multiplicar os ganhos e confirmar a projeção de 17 milhões de assinantes até o final deste ano. Até agora são 16, 7 milhões e contando.

Eleito recentemente pelo segundo ano consecutivo o Criador de Esportes do YouTube, Jesser é daqueles capaz de colocar Giannis Antetokounmpo sentado a uma mesa como jurado para descobrir quais dos seis mascarados é um jogador da NBA.

Este é um dos tipos de desafios que os fãs adoram e encontram no canal, mostrando a evolução de seu alcance desde 2013, quando o criador, logo após se formar, entregava conteúdos que misturavam jogos online e basquete.

Miller sabe que Jesser replica a máxima de que “a paixão e lealdade a esses criadores estão em outro nível.” Ou seja, já há um claro entendimento de como eles estão superando as marcas tradicionais de mídia pela adoração do público.

“É difícil argumentar sobre o rumo que o mundo está tomando quando criadores como MrBeast têm negócios avaliados em mais de US$ 1 bilhão”, comentou.

Com a chegada de Miller, o Bucketsquad focará sua expansão em duas frentes: assinatura de conteúdo e varejo para a marca de vestuário e novos formatos e séries de conteúdo e distribuição internacional.

Os produtos de Jesser são usados por profissionais da NBA e estão entre os favoritos dos atletas-universitários da NCAA . Os itens também são frequentemente envolvidos em collabs com outros YouTubers, streamers do Twitch e influenciadores.

Em 2022, a empresa lançou a Bucketsquad Apparel, uma linha de roupas esportivas direta ao consumidor em parceria com Garrett James , fundador da popular marca de streetwear Ryoko Rain.

Diversificar os fluxos de receita, segundo Miller, “ajuda você a se afastar do risco principal associado a um criador individual.”

Por isso, o Bucketsquad torna-se peça vital do negócio para que transformar Jesser no “líder da próxima geração em mídia esportiva.”

Vale acompanhar os desdobramentos deste case.

Nos comentários, acesse os últimos conteúdos sobre a creator economy. Destaque para a história sobre os criadores de esportes que lançaram o próprio streaming, reforçando o movimento da economia criativa rumo à era pós-plataforma.

--

--

Eduardo Mendes

Advisor for Culture and Innovation | Co-Founder na The Block Point | Web3 & New Technologies | Strategy, Research & Content | Sports | Entertainment | Media