Palpites da Semana — Rodada 11

Finalmente começamos a entender a NFL

TM Warning
ZONA FA
13 min readNov 18, 2016

--

Juizes da NFL tentando decidir o que fazer do Packers essa temporada!

Mais de metade da temporada já passou, e enfim estamos mais próximos dos playoffs do que da pré temporada. E, com 10 jogos já no retrovisor, nós agora temos algo ainda mais importante: informação.

Claro que não vou fingir que nós já sabemos de tudo sobre essa temporada, ainda tem muitas coisas que ainda ignoramos. O que fazer do Redskins e seu QB bipolar, Kirk Cousins? Saints e Dolphins são capazes de sustentar suas boas sequências recentes? Incerteza sempre vai existir em qualquer esporte, especialmente em um cuja temporada tem só 16 jogos.

Da mesma forma, também tem muitas coisas que ainda podem mudar até o fim do ano. Sabemos bem o quão medíocre Green Bay está sendo até aqui, mas eles possuem bastante talento e o jogador que era o melhor QB do mundo menos de dois anos atrás — não da para descartar a possibilidade do time se encontrar, Rodgers recuperar a forma, e o time melhorar nessa reta final.

Mas ainda assim, com 10 jogos os contornos começam a ficar mais nítidos. O ruído estatístico diminui, temos uma amostra de jogo contra diferentes oponentes e em diferentes situações… em resumo, agora temos algo em que nos basear. Ainda não é — e não vai ser nunca — completo, mas agora podemos dar nossos palpites e fazer nossas suposições com um pouco mais de firmeza.

O que, sinto, não vai ajudar a melhorar meus palpites. Mas eu não tinha esperanças, de todo modo.

Ps. Perdoem a ausência da coluna semana passada, estive doente e não consegui escrever. Retomamos agora a programação quase normal.

Para quem não conhece, essa é minha coluna semanal onde eu dou meus palpites para todos os jogos da rodada. É um formato rápido e prático de falar um pouco sobre todos os jogos e times da semana, e abordar alguns assuntos relevantes sobre o momento da NFL, a rodada passada, algum jogador, ou coisa do tipo. E, para deixar mais divertido (ou seja, para eu errar e vocês rirem de mim), eu dou também meus palpites contra o spread, uma modalidade específica de apostas.

Para conhecer mais sobre o propósito dessa coluna, ver meus palpites para a rodada 1, ou então para entender o que diabos é essa tal de aposta contra o spread, você pode ler a minha coluna da semana passada. Para ver os palpites da rodada 2, o link é esse aqui. Para os palpites da semana 3, clique aqui. Para os da semana 4, clique aqui. Para os da semana 5,clique aqui. Para os da Semana 7, clique aqui. Para os palpites da Semana 8, clique aqui. Para os da Semana 9, clique aqui.

E para a semana 6, quando além dos palpites eu também distribuí alguns prêmios para o começo da temporada, você pode acessar clicando aqui.

E por falar em spread, essa é uma boa hora de lembrar que essa coluna NÃO é um guia de em quem ou como apostar, é só uma brincadeira que eu comecei a fazer mas minhas colunas para deixar os palpites mais divertidos.

E lembrem-se, o mais importante: eu não odeio seu time só por que apostei contra eles. Sério!

Dúvidas, comentários ou sugestões? Deixe nos comentários, nos mande pelas nossas redes sociais (Twitter ou Facebook) ou mande um email para canalzonafa@gmail.com!

Nota: Spreads seguindo o consenso de Vegas no momento que eu comecei a coluna.

Palpites da Semana 11 da NFL

(Time da casa em caixa alta)

Times de bye: Jets, Broncos, Chargers, Falcons

Tirando o Jets, três times bastante interessantes folgam essa semana, o que diminui consideravelmente a graça da rodada. Uma pena que, aparentemente, o Chargers tenha se colocado em um buraco grande demais e não vá conseguir se recuperar rumo aos playoffs. Mesmo em meio a uma série absurda de lesões, o time continua jogando muito bem e provavelmente estaria forte na briga pela pós temporada se Joey Bosa jogasse o ano inteiro. Uma das temporadas mais azaradas possíveis de se ter, e o Chargers continua jogando bem e brigando até o fim. Mereciam melhor sorte esse ano.

PANTHERS sobre Saints
PANTHERS (-3.5) sobre Saints

Esse palpite, como acontece nas semanas que a coluna fica para sexta feira, foi feito no Twitter. E claro que o Saints cobriu o spread de 3 pontos e meio anotando 17 pontos no quarto período, depois de estar perdendo por 23 a 3. A lição, como sempre: não apostem em NFL.

VIKINGS sobre Cardinals
VIKINGS (even) sobre Cardinals

Dois times bastante semelhantes: ambos possuem defesas de elite, e ataques muito decepcionantes. Minnesota vem de quatro derrotas seguidas depois de começar o ano 5–0, enquanto o Cardinals talvez tenha o currículo de vitórias menos impressionantes da NFL: suas 4 vitórias vieram contra 49ers (duas vezes), Jets em casa, e Tampa Bay em casa.

Então esse não é exatamente um jogo para se esperar muitos pontos. A lesão de Jake Long, fora da temporada com uma lesão no tendão de Aquiles, é a mais recente tragédia a acontecer com uma linha ofensiva que já É uma tragédia, e não deve melhorar com a saída de Long. Eu não consigo ver essa linha ofensiva segurando a defesa do Cardinals, mas também acho que o ataque de Arizona vai sofrer contra a secundária de Minny.

Em geral, o ataque do Cardinals tem um piso maior por causa de David Johnson, em ótima fase, mas também tem um ataque muito mais propenso a erros e turnovers (ataque de Arizona é o sexto time que mais acaba posses de bola com turnovers, e Minnesota é o último), e nesses jogos com maior dominação defensiva é esse tipo de erro que costuma definir o vencedor. Por isso, e por jogar em casa, fico com Minnesota — por um fio.

GIANTS sobre Bears
GIANTS (-7.5) sobre Bears

Eu fico um pouco incomodado de pegar um spread de 7.5 pontos a favor de um medíocre time do Giants, mas é difícil confiar em um time do Bears que acabou de ver a melhor coisa da sua temporada, o RB Jordan Howard, deixar o jogo da semana passada com uma lesão no tendão de Aquiles. A lesão supostamente não é grave e Howard deve jogar essa semana, mas é difícil dizer o quanto isso vai afetar seu jogo, e se Howard não puder jogar a 100% isso coloca pressão demais na produção de Jay Cutler, que tem sido um desastre nuclear essa temporada. O Giants não me empolga, mas o time vem jogando bem e tem feito um bom trabalho fazendo seu dever de casa contra adversários inferiores.

Titans sobre COLTS
Titans (+3) sobre COLTS

O Titans tem sido um dos times mais esquisitos da temporada, e não só por sua irregularidade e capacidade de mudar de “muito impressionante” para “absolutamente bizarro” (e vice versa) em um piscar de olhos. O que mais chama minha atenção, ultimamente, é a trajetória que esse time teve em termos de ataque vs defesa.

No começo do ano, com Mariota tendo um começo desastroso de temporada, o Titans parecia um time com um ataque ruim, mas que se sustentava por causa de uma defesa que estava jogando muito bem. A partir da semana 4, o que se viu foi uma inversão disso: Mariota começou a jogar muito melhor, o ataque se tornou um dos melhores da NFL… e a defesa despencou de produção. Atualmente, o Titans tem o sétimo melhor ataque E a sexta pior defesa da liga em DVOA, o exato oposto de como começou o ano.

Ainda assim, e apesar de toda a irregularidade, o Titans é um bom time — ao contrário do Colts, que depende quase que exclusivamente do seu excelente QB e tem sido uma grande bagunça desde o começo do ano… passado. Esperem um jogo com muitos pontos, ótimo para quem joga fantasy.

CHIEFS sobre Buccaneers
Buccaneers (+7.5) sobre CHIEFS

Você sabia que o Chiefs está 17–2 (!!!!) nos seus últimos 19 jogos de temporada regular? É um dos números mais impressionantes que eu vi recentemente, e mostra exatamente o que o Chiefs tem de melhor: sua absurda eficiência. O time não comete erros, sabe ganhar jogos com a defesa e os especialistas, e segue muito bem seu plano de jogo. É um time que não perde para si mesmo com frequência, controla o jogo dos dois lados da bola, e sabe exatamente o que consegue ou não fazer em um jogo.

Então é realmente difícil apostar contra o Chiefs, especialmente dentro de casa — o Arrowhead Stadium é uma das melhores atmosferas da NFL. Eu só não sei se fico confortável com esse spread de 7.5 pontos: 4 das suas 7 vitórias vieram por menos de 7 pontos, e o time tem um dos ataques menos explosivos da NFL. Eles também enfrentam um time do Bucs que tem jogado bem ultimamente, liderados por JameisNinguém Ainda Sabe Direito Se Ele É Bom ou NãoWinston em boa fase.

BENGALS sobre Bills
BENGALS (-2.5) sobre Bills

Embora Packers, Cardinals e Panthers tenham ocupados as manchetes para os times mais decepcionantes dessa temporada, o Bengals foi discretamente outra das grandes decepções do ano. Um dos times mais consistentes dos últimos anos, o Bengals viu sua produção despencar esse ano, amargando uma campanha decepcionante de 3–5–1. A não ser que algo muito bizarro aconteça, Cincy deve ficar de fora dos playoffs pela primeira vez desde 2010.

E embora muito tenha sido dito sobre a saída das armas ofensivas do time (Marvin Jones, Mohammed Sanu, e o OC Hue Jackson) e a ausência de Tyler Eifert — fatores que sem dúvida atrapalharam muito o time — o principal problema da franquia é a queda da defesa. Durante esses 5 anos seguidos indo aos playoffs, o Bengals teve uma defesa acima da média todos os anos, e três vezes no Top10 (incluindo um #5 três anos atrás), mas esse ano a defesa despencou pra ser apenas a #22 da NFL, igualmente ruim contra defesa e passe, e isso que tem puxado o Bengals para baixo essa temporada. A perda de Mike Zimmer sem dúvida atrapalha, mas o time já teve uma boa defesa mesmo sem ele ano passado.

Steelers sobre BROWNS
Steelers (-8) sobre BROWNS

Vindo de uma derrota extremamente dolorosa para o Cowboys, e olhando para um incômodo buraco com uma campanha de 4–5, pelo menos o Steelers agora enfrenta um fraquíssimo Browns para voltar aos eixos. Não é isso que vai fazer a defesa voltar a ser boa, mas pelo menos Big Ben volta a ficar mais perto de 100%, e o time sem dúvida pode usar o embalo. E o calendário também parece a favor do Steelers: as próximas rodadas envolvem confrontos contra Cincy, Browns, Ravens, Colts, Bills e Giants, com o jogo mais difícil no papel (Giants) sendo em casa. Mas tem que começar fazendo o dever de casa contra o 0–10 Browns.

COWBOYS sobre Ravens
COWBOYS (-7) sobre Ravens

A grande controvérsia do momento, sobre se Dallas deveria ou não reconduzir Tony Romo ao posto de QB titular e colocar Dak Prescott no banco, para mim não é uma controvérsia de verdade. E eu digo isso como um dos maiores defensores de Romo, mas a essa altura, Dallas não tem nem por que pensar duas vezes: Dak tem que ser o titular.

Eu entendo o argumento a favor de Romo: em um vácuo, um Tony Romo saudável é a opção que da a Dallas seu maior teto nos playoffs. Mas esse é o problema: na NFL, não se joga no vácuo, se joga em um contexto muito específico. Trocar Dak por Romo significa que você vai ter uma mudança de playbook (que, aliás, tem funcionado muitíssimo bem); que vai alterar o estilo do time jogar; que vai quebrar o ritmo atual da equipe, que está muito bem adaptada a Dak… e isso antes de lembrar que Romo está voltando de várias lesões graves e não tem uma sequência jogando futebol americano competitivo faz quase dois anos. Por mais que eu goste de Romo e ache um dos QBs mais injustiçados da NFL, fazer a troca de quarterback agora é arriscar desmontar e mudar tudo que está funcionando para Dallas, sendo que você nem sabe o quão saudável ou com ritmo de jogo Romo estará. Dak não é só o futuro de Dallas, ele é o presente também.

LIONS sobre Jaguars
Jaguars (+6.5) sobre Lions

O Lions lidera a NFC North, como todo mundo esperava antes da temporada (ou quase). Eu ainda não estou totalmente convencido que, apesar disso, Detroit é um bom time — a defesa ainda é péssima, e o ataque desacelerou um pouco nas últimas semanas. Mas é um time que sabe ser competitivo, vencer jogos no final, e ainda enfrenta um fraco time do Jaguars que… para ser totalmente justo… tem parecido melhor nas últimas semanas. Mas que ainda é ruim, claro.

Mas considerando o quão propenso a jogar bem perdendo por 15 é o Jaguars, eu confesso que estou um pouco preocupado com um backdoor cover aqui… mudei de ideia 15 vezes sobre o que fazer com o spread antes de decidir escolher o Jaguars para cobrir. Já estou arrependido. Vamos para a próxima.

Dolphins sobre RAMS
Dolphins (-1.5) sobre RAMS

O primeiro jogo de Jared Goff na NFL!! E já estava na hora, considerando o quão ruim o ataque do Rams tem sido sob a batuta de Case Keenum. Eu só fico com um pé atrás porque, afinal de contas, Goff conseguiu ficar 10 semanas na reserva de Keenum — o que diabos o calouro estava mostrando nos treinos para isso?! Será que ele realmente está tão pronto, ou é tão bom assim? Eu gostava de Goff antes do Draft, era meu QB #1, mas eu vou precisar vê-lo jogando antes de ter qualquer confiança nele e nesse ataque do Rams.

Em tempo, Goff vai fazer sua estréia contra um dos times mais quentes da NFL, o Dolphins que vem de 4 vitórias seguidas. Embora eu seja obrigado por contrato a apontar que 4 das 5 vitórias de Miami vieram por menos de uma posse de bola, é um time que tem jogado muito bem desde que redescobriu seu jogo terrestre com Jay Ajayi. Miami também tem um calendário bem favorável até enfrentar o Patriots na Semana 17: Rams, 49ers, Ravens, Cardinals (em casa), Jets e Bills. Do jeito que está jogando e com esse calendário, Miami tem boas condições de lutar para quebrar sua sequência de oito anos sem ir aos playoffs.

Patriots sobre NINERS
Patriots (-13) sobre NINERS

Não existe linha suficiente que me faça apostar no Niners contra New England nesse momento. Ponto.

SEAHAWKS sobre Eagles
SEAHAWKS (-6.5) sobre Eagles

O Eagles, estranhamente, lidera a NFL em DVOA, a estatística ajustada do FootballOutsiders. Em outras palavras, a estatística coloca o Eagles como o melhor time da NFL até aqui na temporada, ajustada por fatores como sorte, calendário, e alguns fatores externos.

Embora eu não questione um pouco essa colocação, e tenha meus problemas com DVOA (especialmente mais cedo na temporada), eu consigo entender de onde isso vem: as quatro derrotas no Eagles foram por menos de uma posse de bola, enquanto que todas as vitórias vieram por 9 pontos ou mais — incluindo uma impressionante vitória sobre o Steelers por 34 a 3. A defesa do time é fantástica, e Philly também possui o melhor conjunto de especialistas da NFL, algo que DVOA considera bastante. O Eagles certamente faz muitas coisas extremamente bem, e tem o perfil de vitórias e derrotas de um time melhor do que sua campanha de 5–4 indica.

Mas Seattle é um animal diferente nesse momento. O ataque do Eagles está caindo rapidamente de produção, em particular a linha ofensiva, e Carson Wentz não tem sido um bom jogador de NFL desde seu começo arrasador (enfrentar a Legion of Boom não vai ajudar). Além disso, Seattle parece estar encontrando seu melhor futebol americano na hora certa: Russell Wilson parece mais saudável do que esteve o ano inteiro, e o jogo terrestre pode ter a volta de Thomas Rawls essa semana. A minha única interrogação é como a fraca linha ofensiva de Seattle vai se portar contra a devastadora linha defensiva do Eagles — sem dúvida o confronto chave dessa partida — mas ver Wilson novamente saudável, correndo para cá e para lá fugindo da pressão e acertando seus patenteados passes em movimento, me fazem ter confiança de que Seattle enfim chegou para a temporada.

Packers sobre REDSKINS
Packers (+2.5) sobre REDSKINS

Não me pergunte de onde ele vem, porque o Packers definitivamente não fez nada para merecê-lo, mas estou dando para Green Bay um último voto de confiança. Ainda não consigo deixar de acreditar que Aaron Rodgers de repente vá explodir e nos fazer de idiotas por termos duvidado dele. E eu sei que isso é bastante injusto com o Redskins, que está em um bom ano e apesar da irregularidade tem dado várias mostras de um bom futebol americano, e que definitivamente tem sido o melhor dos dois times esse ano… mas eu não consigo aceitar que um time com tanto talento como o Packers, e com um QB que dois anos atrás estava jogando em um nível histórico, não vá eventualmente encontrar uma solução para seus problemas. Totalmente irracional, não me sinto nada bem com essa escolha.

RAIDERS sobre Texans
RAIDERS (-5.5) sobre Texans

Não tem a menor chance de eu apostar contra Brock Osweiller, fora de casa, em um duelo de ataques contra o Raiders. Zero.

Em tempo: se Dallas realmente decidir que vai engolir o dinheiro morto no salary cap e decidir trocar Tony Romo ano que vem, eu não sei se existe um encaixe melhor para ele (no papel) do que o Texans — desde que consigam encaixá-lo salarialmente em uma folha apertada, claro. Denver seria um encaixe lógico, mas não sei se Elway vai querer trazer um veterano de alto risco para bloquear Paxton Lynch, escolha de primeira rodada do time esse ano; e o Jets, meu encaixe favorito, de repente parece menos interessante agora que a defesa caiu bastante de qualidade. No papel, o Texans seria o encaixe perfeito: um time veterano com excelentes armas, uma ótima defesa, um bom RB, e que está a um QB de alto nível de se tornar um possível contender.

Eu não acho que isso vá acontecer, principalmente pela dificuldade do Texans de encaixar Romo E o contrato bizarro de Osweiller na sua folha salarial. Mas eu queria muito ver acontecendo: Romo poderia enfim ter a chance de brilhar longe de Dallas, e Houston e JJ Watt finalmente teriam um QB para sonhar com um possível Super Bowl. Espero que aconteça.

Record Semana 8: 9–5
Record
Semana 8(Spread): 8–6

Record 2016: 81–62–2
Record 2016 (Spread): 63–79–4

Fontes: Pro-Football Reference; Pro Football Focus; Football Outsiders; NFL.com; ESPN Stats.

--

--

TM Warning
ZONA FA

Blog brasileiro sobre esportes americanos. Economista de formação. Sabermetrista por paixão. Opiniões pra toda ocasião. Irritante. Às vezes sai algo que presta.