11. Nossos Rastros Digitais

Quer sorrir? Busque a série de vídeos online Girl Walk // All Day. Ligue suas caixas de som, coloque o vídeo em tela cheia e divirta-se.

Anne Marsen, a dançarina principal da série, cresceu em Nova Jérsei como uma bailarina competitiva, apresentando-se no espetáculo O Quebra-Nozes e disputando para ser a melhor bailarina de sua escola de dança.

Mas quando Anne começou a faculdade na Universidade das Artes na Filadélfia, a pressão tornou-se sufocante. Ela abandonou o curso, mudou-se para Nova York e começou a aprender dança de forma autodirigida, participando de até quatro aulas por dia em estilos completamente diferentes, incluindo jazz, dança contemporânea, sapateado, salsa, flamenco, dança do ventre, breakdance, dança tradicional africana, pole dance e capoeira.

Um ano depois, aos 20 anos, Anne conheceu um produtor de vídeo, Jacob Krupnick, que ficou hipnotizado pelo seu estilo híbrido de dança. Ele sugeriu que eles trabalhassem juntos em algo com potencial de “quebrar a Internet”.

Quando o DJ de mashup Girl Talk lançou seu mais novo disco, intitulado All Day, Anne e Jacob sabiam que tinham encontrado sua inspiração. Assim nasceu o projeto Girl Walk // All Day, um vídeo épico de dança de 75 minutos cuja trilha sonora é o próprio álbum de Girl Talk, dividido em 12 vídeos menores disponibilizados gratuitamente online.

Agora imagine que você é alguém como Anne Marsen. Você não tem um diploma universitário, mas quer participar de uma audição para um novo espetáculo de dança. Qual é a primeira coisa que você mostra às pessoas: seu currículo ou seu vídeo incrível de 75 minutos?

Qual dos dois tem uma chance maior de fazer alguém sorrir? Qual dos dois comunicará imediatamente seu estilo e sua experiência como dançarino? E qual dos dois será simplesmente mais divertido?

Obviamente, o vídeo.

Aprendizes autodirigidos altamente eficazes não somente usam a Internet para consumir conteúdo de qualidade; eles também a utilizam para compartilhar com os outros suas paixões, talentos, reflexões e projetos.

Criar conteúdo carrega três vantagens distintas, não importa se seu conteúdo é entregue via site, vídeo, foto, blog, podcast, código, app ou numa conta pública de alguma rede social.

  1. Ao criar algo para um público específico, isso ajuda você a se manter em um padrão de qualidade mais elevado. Se Anne e Jacob estivessem produzindo um vídeo de dança somente para eles mesmos, será que eles teriam dispendido tanto esforço? Com certeza não. Nós nos importamos mais e somos mais persistentes quando sabemos que aquilo que criamos se tornará público.
  2. Quando você cria algo para os outros, na prática você se torna um professor, e ensinar algo faz com que você compreenda o assunto mais profundamente.
  3. Ao criar uma quantidade suficiente de conteúdo na web, você produz seu próprio rastro digital: um repositório online pesquisável no Google de conquistas no mundo real e projetos autodirigidos que as pessoas acharão infinitamente mais interessantes do que um currículo fora de moda.

Girl Walk // All Day é um projeto de sucesso porque faz as pessoas rirem, mas esta não é a única métrica de efetividade de um conteúdo online. Você também pode fazer as pessoas chorarem, ajudá-las a pensar diferente ou resolver algum de seus problemas. Às vezes a melhor forma é começar perguntando a si mesmo: quais conteúdos eu gostaria que existissem quando tento aprender alguma coisa na Internet?

Seus empregadores futuros vão googlar você; namorado(a)s futuro(a)s vão dar um Google em você; e até seus futuros filhos poderão te pesquisar no Google, então comece a preencher a Internet com suas criações para que seus rastros valham a pena ser seguidos.

Parte 1 da série de vídeos do projeto Girl Walk // All Day. Fonte: Vimeo.

Por uma nova forma de trabalhar e gerar valor

Ei! Sou o Alex. É com muita alegria que faço este blog.

Ofereço este e outros projetos gratuitamente para o mundo, mas ainda preciso de grana para me sustentar. Se quiser conhecer mais sobre o que faço, entre no meu site, e se entender que faz sentido sustentar meu trabalho com qualquer valor, apoie meu Unlock.

Qualquer coisa, entre em contato ;)

--

--

Alex Bretas
A Arte da Aprendizagem Autodirigida

Alex Bretas é escritor, palestrante e fundador do Mol, a maior comunidade de aprendizagem autodirigida do Brasil. Saiba mais em www.alexbretas.com.