Palpites da Semana — Rodada 12

Rodada de Thanksgiving finalmente chegou!

TM Warning
ZONA FA
16 min readNov 23, 2016

--

Um dos momentos mais esperados da temporada da NFL

Enfim chegou meu dia favorito do calendário da temporada regular da NFL: a rodada de Thanksgiving, o famoso Dia de Ação de Graças norte-americano.

O que significa que, essa quinta feira, teremos um dia inteiro de NFL: são três jogos, todos televisionados, começando às 15:30 da tarde (Horário de Brasília) e indo até o meio da madrugada.

É o meu dia favorito da NFL por alguns motivos: apesar de dias inteiros de futebol americano serem comuns aos domingos (e, em alguns casos, temos até QUATRO horários quando temos partidas em Londres no domingo de manhã), essa rodada de quinta feira é um bônus dos mais bem vindos, pois além de ser um segundo dia da semana com jogos direto, o fato dele acontecer no meio da semana da uma muito bem-vinda quebrada de rotina na semana.

E, ainda melhor no caso desse ano, são jogos muito bons e muito importantes: Cowboys e Redskins, além da tradicional rivalidade, envolve dois times em ótimo momento que estão fortes na briga pela pós temporada, e o Redskins precisa dessa vitória se quer sonhar em ganhar a divisão; Lions e Vikings são dois times empatados no topo da NFC North, e essa partida pode ser muito importante em determinar o seu campeão; e mesmo Colts vs Steelers envolve dois times em momentos delicados que estão precisando vencer para continuarem brigando forte pela vaga na pós-temporada. Todos os jogos envolvem times ainda muito vivos no ano, e todos tem grandes implicações para os playoffs.

Não fica muito melhor do que isso.

Para quem não conhece, essa é minha coluna semanal onde eu dou meus palpites para todos os jogos da rodada. É um formato rápido e prático de falar um pouco sobre todos os jogos e times da semana, e abordar alguns assuntos relevantes sobre o momento da NFL, a rodada passada, algum jogador, ou coisa do tipo. E, para deixar mais divertido (ou seja, para eu errar e vocês rirem de mim), eu dou também meus palpites contra o spread, uma modalidade específica de apostas.

Para conhecer mais sobre o propósito dessa coluna, ver meus palpites para a rodada 1, ou então para entender o que diabos é essa tal de aposta contra o spread, você pode ler a minha coluna da semana passada. Para ver os palpites da rodada 2, o link é esse aqui. Para os palpites da semana 3, clique aqui. Para os da semana 4, clique aqui. Para os da semana 5,clique aqui. Para os da Semana 7, clique aqui. Para os palpites da Semana 8, clique aqui. Para os da Semana 9, clique aqui. Para os da Semana 11, clique aqui.

E para a semana 6, quando além dos palpites eu também distribuí alguns prêmios para o começo da temporada, você pode acessar clicando aqui.

E por falar em spread, essa é uma boa hora de lembrar que essa coluna NÃO é um guia de em quem ou como apostar, é só uma brincadeira que eu comecei a fazer mas minhas colunas para deixar os palpites mais divertidos.

E lembrem-se, o mais importante: eu não odeio seu time só por que apostei contra eles. Sério!

Dúvidas, comentários ou sugestões? Deixe nos comentários, nos mande pelas nossas redes sociais (Twitter ou Facebook) ou mande um email para canalzonafa@gmail.com!

Nota: Spreads seguindo o consenso de Vegas no momento que eu comecei a coluna.

Palpites da Semana 12 da NFL

(Time da casa em caixa alta)

Times de bye: Nenhum

Dois times da NFL, o Browns e o Titans, ainda não tiveram sua semana de folga na temporada, mas esse descanso vai ficar para semana que vem: todo mundo joga na rodada de Thanksgiving!

Vikings sobre LIONS
Vikings (+2.5) sobre LIONS

Muito tem se dito sobre o fato do Lions ter estado perdendo no quarto período de TODAS as suas vitórias na temporada como sendo algo positivo, que mostre a resiliência desse time e sua capacidade de vencer jogos em situações adversas. E embora o Lions tenha realmente algumas viradas impressionantes, e Matt Stafford tenha se solidificado de vez como um dos melhores QBs em quartos períodos da NFL, isso pra mim diz mais de negativo do que positivo sobre o Lions — eles estiveram perdendo no final em TODOS os seus jogos da temporada. Nenhum deles foi uma vitória dominante, e todas vieram por 7 pontos ou menos (para ser justo, as derrotas do time também foram todas por uma posse de bola).

O ponto é que eu simplesmente acho o Vikings um time melhor que o Lions, algo que várias estatísticas avançadas também concordam. Minha favorita, DVOA, diz que Minny é o 12th melhor time da NFL, enquanto que o Lions é apenas o 26th. Embora eu discorde que a diferença seja tão grande assim, o Vikings me parece um time mais sólido e completo do que o errático time de Detroit.

Esse também talvez seja o jogo de maior impacto direto da rodada. Não só Minny e Detroit estão empatados em 6–4 no topo da divisão, tornando esse jogo um confronto direto para ver quem abrirá vantagem no topo da NFC North, mas ele também pode valer mais do que isso: se Detroit vencer a partida, ele terá vencido ambos os jogos contra Minnesota, e portanto terá a vantagem no critério de desempate sobre seus rivais do norte. Analogamente, se Minnesota vencer ele iguala a série na temporada e o critério de desempate passa a ser o record dentro da divisão: Minny estaria 2–2 nisso, e Detroit 1–3. Ou seja, quem vencer a partida vai não só abrir um jogo de vantagem na ponta da divisão, mas também vai assumir o controle do desempate sobre o rival, fazendo dessa vantagem na prática uma vantagem de 2 jogos. Talvez o jogo mais importante da rodada.

COWBOYS sobre Redskins
Redskins (+7) sobre COWBOYS

Se o Redskins quer sonhar com o título da divisão, esse é um jogo que precisam vencer: uma derrota colocaria o Redskins 3.5 jogos atrás do excelente Dallas, faltando 5 rodadas para o fim da temporada. E embora o Cowboys não tenha a mesma urgência, considerando sua probabilidade de 98,5% de se classificar para os playoffs (segundo o ótimo FootballOutsiders), uma derrota aqui pode complicar as coisas para Dallas: com o 7–3 Giants enfrentando o Browns, uma derrota aqui provavelmente derrubaria a vantagem de Dallas sobre NY para apenas um jogo, com um confronto direto em New York espreitando na Semana 14 (e, vale lembrar, o Giants atualmente tem a vantagem no desempate).

O Cowboys é um dos melhores times da liga, e jogando em casa eu acredito na décima vitória seguida da franquia, mas não vai ser um jogo fácil: o Redskins vem jogando muito bem desde seu começo fraco, com 6–1–1 de campanha nos últimos 8 jogos e o sexto melhor ataque da NFL. Vai ser um jogo de placar bem alto, e embora eu não veja a defesa de Washington segurando o absurdo ataque de Dallas, acho que tem tudo para ser um jogo bastante disputado.

Steelers sobre COLTS
Steelers (-9) sobre COLTS

Como dito na introdução, esse DEVERIA ser um excelente jogo entre dois times que estão precisando bastante de uma vitória na briga pelos playoffs: o relativamente decepcionante Steelers está empatado no topo da fraca AFC North com o Ravens, em 5–5, e precisa dessa vitória, enquanto o Colts, apesar do segundo lugar na ainda mais fraca AFC South, tem boas chances de ir aos playoffs estando só um jogo atrás do Texans, que ainda não convenceu essa temporada apesar da boa campanha.

Mas infelizmente esse jogo não vai cumprir com o prometido, porque Andrew Luck sofreu uma concussão no jogo do fim de semana e é bastante improvável que jogue essa semana, o que significa que o Colts vai para esse jogo importante com Scott Tolzien de QB. O Colts é um time bem fraco que depende demais do seu superstar QB, e sem Luck (e com Tolzien) esse pode muito bem ser o time mais fraco da NFL. Uma grande pena para o que prometia ser um ótimo jogo.

RAVENS sobre Bengals
RAVENS (-4.5) sobre Bengals

O Football Outsiders ainda da ao Bengals uma chance de 10,8% de ir aos playoffs, mas esse número tem um problema sério: ele não considera o fato de que AJ Green e Gio Bernard sofreram lesões e devem perder o resto da temporada (ou, no caso de Green, a maior parte dela pelo menos). O Bengals foi um time bastante decepcionante em quase todas as áreas do jogo essa temporada, e o ataque foi a única que se sustentou razoavelmente bem mesmo com a prolongada ausência de Tyler Eifert.

Mas agora, sem o seu melhor jogador E uma valiosa arma recebendo passes a partir do backfield, o ataque vai sofrer uma queda, e o Bengals não é bom o suficiente do outro lado da bola para ser competitivo. Eu não sei bem o que Cincy é agora sem AJ Green e Bernard, mas não é bonito. O Ravens não é exatamente BOM, o ataque é uma tragédia grega que é incapaz de mover a bola, mas a defesa tem sido consistentemente uma das melhores da NFL o ano todo, e seu grupo de especialistas está entre a elite da NFL (mais uma vez). Deve ser suficiente para cumprir seu dever em casa.

SAINTS sobre Rams
SAINTS (-7) sobre Rams

Jared Goff não impressionou na sua estréia como titular, com bastante dificuldade para colocar a bola no ar em passes longos, e em geral não se destacou em meio a um feio jogo ofensivo de ambos os lados. Eu não espero muitas melhoras de Goff essa semana, ainda mais considerando que é apenas seu segundo jogo de titular na NFL, ainda que a defesa do Saints seja um alvo muito mais fácil para o calouro ganhar confiança e soltar mais o braço do que a boa defesa de Miami.

E por falar em quarterbacks, já é mais do que hora de reconhecer o quão absurdo é o que Drew Brees está fazendo essa temporada — de novo. É algo que tem sido frequentemente esquecido simplesmente porque o Saints não tem sido bom nos últimos anos, mas a consistência e longevidade de Brees aos 37 anos (fará 38 até o fim da temporada) é de impressionar. Mesmo nesse time ruim, Brees continua brilhando: ele lidera a liga em jardas (3277), touchdowns (26), aproveitamento (71%) e é quarto em QBR, de longe uma das melhores performances de um QB na temporada e que todo mundo está ocupado demais falando mal da defesa do Saints para notar. E não é como se fosse novidade: apesar da campanha de 18–24 nos últimos três anos, o Saints terminou o ano 7th, 7th e 5th em ataque na NFL apesar de ataques terrestres pouco expressivos. Drew Brees é um dos mitos sagrados do futebol americano.

Embora tenhamos visto a prova nos últimos anos que o brilhantismo de Brees não é suficiente para levar um elenco muito ruim aos playoffs com consistência, não podemos deixar de apreciar o que esse monstro está fazendo mais uma vez, e aproveitar os últimos anos de um dos melhores QBs da história do futebol americano.

FALCONS sobre Cardinals
FALCONS (-4) sobre Cardinals

Eu confesso que estou animado para ver o excelente ataque do Falcons enfrentar a excelente defesa do Cardinals. Esse é um lado desse confronto que me deixa empolgado para assistir a essa partida. E, do outro lado, o duelo entre a defesa de Atlanta e o ataque de Arizona tem tudo para ser uma das piores brigas de foice do ano, o que é exatamente o que NÃO me anima para o jogo.

E, menos chamativo mas consistentemente importante, esse jogo apresenta um grande missmatch no aspecto mais subestimado do futebol americano: especialistas. O Falcons tem sido excelente no quesito toda a temporada, confortavelmente em 6th em DVOA no quesito, enquanto apenas Jets e Texans tem um DVOA pior em special teams que Arizona. Com um ataque inoperante e especialistas fraquíssimos, Arizona vai depender demais da produção da sua defesa (não só impedindo pontos, mas forçando turnovers) para se manter no jogo, e eu não sei se o ótimo ataque do Falcons — reforçado pela volta de Tevin Coleman — é um bom adversário para vencer dessa maneira.

DOLPHINS sobre 49ers
DOLPHINS (-8) sobre 49ers

Essa linha estar apenas em -8 é um testamento ao quão melhor San Francisco pareceu depois do bye, com jogos competitivos contra Arizona e (pelo menos durante o primeiro tempo) New England. E não existe a MENOR chance de eu deixar isso me seduzir e apostar em San Francisco vencendo um time muito embalado de Miami.

Por falar em Miami, eu citei semana passada seu calendário favorável, e embora o Dolphins tenha quase tropeçado contra o Rams, essa semana é mais uma ótima oportunidade para o time conseguir aumentar sua sequência de vitórias e encostar na briga pelo WC da AFC.

Btw, a melhor estatística da semana: de acordo com o Football Outsiders, San Francisco ainda tem uma chance de playoffs essa temporada — mas ela é menor do que 0,002%. O FO rodou 50 MIL simulações para as rodadas finais para gerar suas probabilidades, e em NENHUMA delas San Francisco acabou o ano indo aos playoffs. Ainda é matematicamente possível para San Fran a vaga na pós temporada, mas nem simulando 50.000 vezes o site conseguiu achar esse cenário. Sensacional.

BILLS sobre Jaguars
Jaguars (+7.5) sobre BILLS

Blake Bortles agora é o terceiro pior QB da NFL pelo QBR do Football Outsiders (31 qualificados) e o quarto pior pelo QBR da ESPN. Eu só queria comentar isso mesmo.

Em tempo: alguém sabe o que fazer com o Bills? Porque eles me parecem o perfeito time mediano da temporada: suas vitórias não foram das mais impressionantes (as duas melhores foram sobre o horroroso 49ers e um Patriots com Jacoby Brissett de QB titular), mas também foram bastante competitivos em suas derrotas, mesmo contra bons times. Eles não são bons, mas também não são exatamente ruins. E esse é o time que eu mais detesto palpitas: eles podem perfeitamente cair para qualquer um dos lados, ganhar de um time melhor ou tomar uma surra de um time pior. Totalmente imprevisíveis. Eu confio em Bortles e no Jaguars o suficiente para apostar em mais uma derrota de Jax, mas estou confortável apostando no spread de 7.5 contra o inconsistente Bills e a favor do rei do Garbage Time.

Titans sobre BEARS
Titans (-5) sobre BEARS

Não existe time que me irrite mais na atualidade — tirando, claro, o Niners — que Tennessee. Quando eu acho que o time vai ser ruim, eles melhoram radicalmente seu jogo por umas duas semanas, parecem totalmente dominantes, e quebram a minha cara. Quando eu estou convencido de que eles são bons e estão prestes a engatar a quinta marcha rumo aos playoffs, o Titans tem uma derrota bizarra e uma má atuação para igualmente me fazer passar vergonha. Estou oficialmente entregando os pontos.

Eu só apostei a favor do Titans porque é contra um fraco time do Bears que está com tanto Jay Cutler como Brian Hoyer machucados e agora vai ter que usar seu TERCEIRO QB para tentar vencer jogos…

GOOD GOD, THAT’S MATT BARKLEY’S MUSIC!

Giants sobre BROWNS
Giants (-7) sobre BROWNS

Eu não sei se lembro a última vez que um time 7–3 chamou tão pouca atenção quanto o Giants desse ano, mas aqui estamos. E o pior é que eu não acho que o Giants seja tão bom assim, e DVOA parece concordar comigo: eles são apenas 15th na temporada. Mas sua defesa tem sido boa essa temporada, e o ataque ainda tem uma característica explosiva graças aos seus playmakers. Se vencer o Browns, o que provavelmente vai acontecer, NYG vai ter 8–3 na temporada e vai estar em ótima posição para avançar aos playoffs — e nós já vimos esse filme antes com a franquia.

E, embora pareça quase certa, essa vitória é de grande importância para o Giants, pois depois desse jogo o calendário do time fica insanamente difícil: semana que vem New York vai até Pittsburgh enfrentar Big Ben e o Steelers; depois tem dois jogos seguidos em casa contra o poderoso Cowboys e o líder da NFC North, o Lions; e por fim termina a temporada com dois jogos fora de casa contra dois fortes rivais de divisão em Eagles e Redskins. Quanto mais gordura o Giants puder levar para essa reta final, melhor. Vencer o Browns é o tipo de chance que não se pode desperdiçar nesse contexto.

Chargers sobre TEXANS
Chargers (-1.5) sobre TEXANS

Com o perdão dos meus amigos torcedores do Texans, mas apesar da campanha de 6–4 Houston não é um bom time. Seu ataque é o pior da NFL; sua Pythagorean Expectation é a de um time 4–6; o time cedeu 34 pontos a mais do que anotou; o Texans está 5–1 em jogos decididos por uma posse de bola, uma estatística que não é sustentável (times tendem a ganhar 50% desses jogos); e DVOA coloca Houston como o incrível 30th (!!) melhor time da NFL. Tudo indica que o Texans não é bom mesmo.

Para sorte do Texans, salvo Scott Tolzien encorporando Johnny Unitas, o time deve continuar à frente da AFC South mesmo com uma derrota, e o time ainda controla o próprio destino na divisão, com jogos ainda contra Colts e Titans (ainda que ambos fora de casa). Mas eu não vejo a franquia sustentando esse ritmo, ficando dependente em partes da competência (ou falta dela) dos seus concorrentes mais próximos.

Seahakws sobre BUCCANEERS
Seahawks (-5.5) sobre BUCCANEERS

Com uma vitória convincente em Foxborough sobre o Patriots no currículo, é fácil argumentar que nesse momento o Seahawks é o melhor time da NFL, com uma linha ofensiva mais estável, Russell Wilson saudável, e a defesa dominante de sempre (o Cowboys pode ter um argumento contrário a fazer aqui). Claro, não faz nem três semanas que Seattle precisou de um erro grosseiro da arbitragem para vencer o Bills no horário nobre vindo de uma derrota e um empate nas duas semanas anteriores, e parecia ser um time com problemas. Um lembrete do quão rápido as coisas podem mudar na NFL. Muita coisa pode, e vai, mudar entre agora e o fim do ano. Nunca esqueçam.

É interessante também notar que o Bucs tem parecido um pouco animado nas últimas semanas, embora seja válido observar o time ainda está 3–2 nos últimos 5 jogos, sendo que duas das vitórias vieram contra Bears e 49ers (as derrotas, para ser justo, foram para Atlanta e Oakland). Jameis Winston está melhorando depois de um começo muito ruim de ano, e Mike Evans está aos poucos se estabelecendo como um dos melhores recebedores da liga. Vai ser interessante ver essa dupla encarando a Legion of Boom essa semana.

Patriots sobre JETS
Patriots (-8) sobre JETS

Embora eu não tenha nada interessante a falar sobre esse jogo — um dos 3 melhores times da NFL enfrentando um dos 3 piores não é particularmente interessante — eu tenho uma pergunta a fazer: é permitido comentar sobre o quão frágil a defesa de New England tem parecido, ou anida é tabu? Depois de 10 rodadas, a unidade é apenas um decepcionante 20th em DVOA e 21st em índice de sacks, e o time sente muito a falta de Chandler Jones (e, em menor escala, Jamie Collins, embora a defesa já estivesse jogando abaixo do esperado antes dele ser trocado).

Ao final da temporada isso pode não importar muito se o ataque continuar sendo a máquina dominante que vem sendo desde a volta de Tom Brady, mas não é uma fraqueza que você queira ter chegando na pós temporada.

RAIDERS sobre Panthers
RAIDERS (-3) sobre Panthers

Essa linha de -3 indica que Vegas considera Raiders e Panthers times igualmente bons, com a diferença vindo apenas do mando de campo, o que para mim é muito esquisito. Ainda que Oakland talvez não seja tão bom quanto sua campanha de 8–2 indica, com várias vitórias apertadas na temporada, ainda é um time muito competente com um dos melhores ataques da NFL, enquanto que o Panthers não mostrou nada para nos fazer acreditar que eles sejam capazes de corresponder às enormes expectativas de antes da temporada.

Essa linha talvez tenha um pouco de Efeito Packers: como nossa expectativa e percepção do Panthers era de que seriam um time dominante, nós temos dificuldade de aceitar a informação que temos no ano até agora de que esse na verdade é um time que não é bom. O que não é, de todo, errado: se todo mundo esperava um grande time, provavelmente existe um motivo por trás — no caso, o talento do time e seus bons resultados recentes — que pode acabar aparecendo e “revertendo” a trajetória do time na temporada. É importante ter isso em mente e tentar entender os fatores que podem levar a isso, mas ao mesmo tempo também é preciso saber a hora de aceitar quando que nossas expectativas simplesmente estavam erradas e criar novas para substituí-las. Independente de qual lado você esteja pendendo, acho muito difícil aceitar que Oakland e Panthers estejam no mesmo nível, e por isso meu palpite vai para o time da Baía.

BRONCOS sobre Chiefs
BRONCOS (-3.5) sobre Chiefs

O palpite mais difícil da rodada para mim. Esse jogo é praticamente um cara ou coroa: para mim são dois times igualmente bons e absolutamente equilibrados, e esse será o tipo de jogo apertado decidido nos detalhes. Denver tem a melhor defesa; Chiefs tem o melhor ataque, e uma vantagem também nos especialistas. Os dois tem a mesma campanha (7–3), o mesmo Pythagorean Expectation (6–4), e estão muito próximos em DVOA (11th Denver, 13th KC).

Então estou apenas indo com o time da casa aqui, além de uma leve desconfiança sobre o impacto que a lesão do ótimo Dee Ford, líder do time em sacks, terá na defesa do Chiefs (Ford está como questionável para a partida). Honestamente, é só por isso mesmo. Se esse jogo fosse disputado em campo neutro, eu poderia muito bem apostar em um empate. Difícil encontrar dois times mais parelhos na NFL.

EAGLES sobre Packers
EAGLES (-4) sobre Packers

Por falar em Efeito Packers, eu estou finalmente me convencendo de que Green Bay não vai dar a volta por cima esse ano — o time despencou para um fraco 20th em DVOA, e tanto o ataque como a defesa tem sido bastante decepcionantes até aqui. A secundária está lidando com lesões, Clay Matthews não está saudável, e nada no ataque parece funcionar como deveria. As vezes simplesmente não é a sua temporada — 16 jogos é muito pouco para corrigir certos problemas, e as vezes o time simplesmente não engrena no ano. Talvez seja esse o problema do Packers esse ano.

Essa é provavelmente a última chance de Green Bay de sonhar com playoffs — uma derrota aqui muito provavelmente acaba com as chances de Green Bay de pós temporada. E o Eagles, por sua vez, não é um time ruim. Eles são, aliás, o exato oposto do Texans: basicamente qualquer estatística avançada diz que o Eagles é um time bem melhor do que sua campanha indica, com Pythagorean Expectation de 6.5–3.5 e #2 em DVOA. Eu acho que esses números superestimam um pouco o Eagles porque eles simplesmente não estão conseguindo boas atuações de QB no momento, mas o consenso é claro: o Eagles é um bom time de futebol americano. Philly, aliás, é outro time que precisa muito de uma vitória para continuar forte na briga pelos playoffs.

Feliz NFL de Thanksgiving!

Record Semana 11: 10–4
Record
Semana 11(Spread): 7–6–1

Record 2016: 92–67–2
Record 2016 (Spread): 71–85–5

Fontes: Pro-Football Reference; Pro Football Focus; Football Outsiders; NFL.com; ESPN Stats.

--

--

TM Warning
ZONA FA

Blog brasileiro sobre esportes americanos. Economista de formação. Sabermetrista por paixão. Opiniões pra toda ocasião. Irritante. Às vezes sai algo que presta.