META-APRENDIZAGEM

15. Aprendendo a Aprender

Certa vez eu conduzi uma imersão de liderança para cinco aprendizes autodirigidos com idades entre 18 a 21 anos. Aluguei um apartamento para eles na agitada cidade de Ashland, no Oregon, ajudei eles a criarem um conjunto claro de objetivos de aprendizagem para a imersão e orientei o trabalho rumo ao alcance desses objetivos utilizando as abordagens descritas neste livro.

Um deles queria aprender sobre biologia e kendo; outra queria aprimorar suas habilidades de fotografia e web design. Eu disse para eles então irem entrevistar biólogos, instrutores de artes marciais, fotógrafos e designers. Meus alunos se apresentaram corajosamente para completos estranhos, engajaram-se em atividades de aprendizado online e offline e contaram sobre seus sucessos e fracassos em seus blogs, várias vezes.

Assim eram os dias de semana. Nos finais de semana, eu os fazia viverem aventuras selvagens a fim de que eles construíssem seu senso de autonomia por vias, digamos, não convencionais.

No “Fim de Semana de Rua”, eles caminharam nos trilhos de um trem (num momento em que não havia trens circulando) até chegar ao reservatório de água da cidade e acamparam somente sob uma lona e finas cobertas, uma lição a respeito da importância de se manter firme numa situação difícil — como não ter uma casa para te abrigar à noite.

No “Fim de Semana de Viagem”, desafiei grupos de alunos a chegar o mais longe possível da casa onde estavam e depois retornar, tudo em 48 horas e com apenas 50 reais no bolso. Eu mostrei a eles como usar os sites Craiglist (para encontrar caronas) e Couchsurfing (para encontrar hospedagem solidária), apresentei alguns protocolos básicos de segurança e, então, cada grupo tomou seu caminho. Um dos times conseguiu chegar até São Francisco, uma viagem de ida e volta de mais de 1.100 quilômetros.

No “Fim de Semana Empreendedor”, os alunos tentaram ganhar o máximo de dinheiro possível partindo de um capital inicial de apenas 5 dólares. No “Fim de Semana do Clipe”, eles trocaram um primeiro objeto de pouquíssimo valor (um clipe de papel) por outro de maior valor (um conjunto de tacos de golf) usando somente sua perspicácia.

No último fim de semana, de surpresa eu dei a eles passagens de trem só de ida com destino a Portland, uma lista de tarefas com atividades retiradas de imersões anteriores e um desafio de comer, dormir e retornar quatro dias depois com um orçamento de apenas 80 dólares para cada um (meu parceiro na coordenação do programa, Cameron, também embarcou no trem, acompanhando o grupo disfarçado com um bigode falso, só por precaução). Alerta de spoiler: eles conseguiram!

Quando a imersão terminou, todos foram para casa felizes — e eu fiquei um bom tempo me perguntando o que me motivou a criar esse programa.

Minha imersão de liderança reunia algumas das mais interessantes e divertidas atividades que colecionei ao longo dos anos entre acampamentos de verão inovadores, empreendedores do Vale do Silício, viajantes globais e educadores ao ar livre. Eu não tinha pensado em como elas se combinavam juntas antes de criar o programa, mas teria de haver um fio condutor. A pergunta era: qual?

Um trecho de um dos posts de Seth Godin em seu blog finalmente me deu a resposta:

Uma organização que se preenche de pessoas honestas, éticas, motivadas, conectadas, inquietas, determinadas e dispostas a experimentar e aprender sempre derrotará aquela que só tem talento. Sempre.

O mundo está cheio de lugares que tentam ensinar talentos e habilidades, a escola e a faculdade sendo os dois mais proeminentes. Mas o mundo tem bem menos locais onde se tenta ensinar honestidade, motivação, ética e as outras características que Godin descreve.

E o curioso é que, para muitas empresas e organizações, esses elementos importam mais do que o talento. Pessoas são contratadas por suas habilidades profissionais e demitidas por suas características pessoais.

Foi então que eu percebi que o que estávamos ensinando na imersão de liderança era o que os educadores chamam de meta-aprendizagem: as competências pessoais que te ajudam a aprender de maneira efetiva em ambientes complexos e imprevisíveis.

Na imersão não estávamos esperando que as pessoas de fato aprendessem a dormir debaixo de uma lona, encontrar caronas ou que elas soubessem mais sobre biologia ou kendo: o que esperávamos era que elas construíssem engenhosidade, criatividade, autorregulação, automotivação, consciência e foco. Queríamos que elas aprendessem a cumprimentar um estranho, refletir a respeito de uma derrota e superá-la, elaborar e apresentar um argumento de maneira consistente e a contar boas histórias. A meta-aprendizagem era o fio condutor que entrelaçava minhas principais experiências educativas, e eu estava tentando repassar isso para outras pessoas.

Os melhores professores, mentores e escolas não se contentam em despejar informação na sua cabeça; eles te ensinam as habilidades de meta-aprendizagem necessárias para que você aprenda a aprender. Para encontrá-los, procure alguém que te ensine a:

  • Dar e receber feedback
  • Falar em público
  • Contar boas histórias
  • Escrever algo que as pessoas realmente terão vontade de ler
  • Liderar um grupo
  • Ser conduzido num grupo
  • Fazer filmes, sites ou fotos decentes
  • Viver com pouco
  • Detectar falácias lógicas num argumento
  • Conhecer e conversar com qualquer pessoa
  • Fixar um objetivo e seguir firme para alcançá-lo

Busque os professores, coaches e mentores na vida que, ao invés de simplesmente te dar o peixe, prefiram te ensinar a pescar.

Por uma nova forma de trabalhar e gerar valor

Ei! Sou o Alex. É com muita alegria que faço este blog.

Ofereço este e outros projetos gratuitamente para o mundo, mas ainda preciso de grana para me sustentar. Se quiser conhecer mais sobre o que faço, entre no meu site, e se entender que faz sentido sustentar meu trabalho com qualquer valor, apoie meu Unlock.

Qualquer coisa, entre em contato ;)

--

--

Alex Bretas
A Arte da Aprendizagem Autodirigida

Alex Bretas é escritor, palestrante e fundador do Mol, a maior comunidade de aprendizagem autodirigida do Brasil. Saiba mais em www.alexbretas.com.