21. Riqueza de Tempo

Um amigo meu chamado Dev Carey, de 50 anos, vive na Costa Oeste do Colorado, próximo à pequena cidade de Paonia. Cercado de sálvias, cedros e uma visão de tirar o fôlego do vale, ele vive numa casa de dois quartos feita de palha que ele e seus amigos construíram por menos de 30.000 dólares.

Com cisternas para captar água da chuva, painéis solares e um banheiro seco, Dev vive quase completamente fora do sistema. Ele não paga contas, nem condomínio, nem aluguel. Ele cozinha sua própria comida, dá uma ajuda para agricultores da vizinhança em troca de uma parcela de suas colheitas e optou por não colocar Seraya, sua filha de 11 anos, na escola. Por já ter trabalhado como professor, Dev — que possui um PhD em ecologia — frequentemente hospeda ex-alunos que estão de passagem pela região.

Quanto dinheiro Dev precisa para sustentar seu estilo de vida? Aproximadamente 15.000 dólares por ano (incluindo plano de saúde e poupança): um montante que ele facilmente obtém por meio de trabalhos pontuais como líder de expedições turísticas, assessorias, dando aulas em escolas privadas de ensino médio ou trabalhando junto a órgãos de proteção ambiental.

Dev não é rico no sentido convencional, mas sua vida é incrivelmente rica em termos de tempo.

Se a previsão do tempo diz que a próxima semana terá um ótimo clima, ele pode se programar para escalar uma montanha, caminhar pelo Grand Canyon ou explorar lugares como as Canyonlands de Utah. Se ele quiser praticar seu espanhol, ele pode despencar para o norte do México e visitar a pequena casa num campo de cebola que comprou por 800 dólares. Se ele quiser organizar um acampamento para crianças ou convidar alguns ex-alunos para viajar pedindo carona, ele pode. Quando um amigo liga para Dev pedindo conselhos, ele costuma ficar no telefone por umas duas horas. E quando um vizinho precisa de ajuda numa grande colheita, ele é o primeiro a se voluntariar.

A vida de Dev respira mais liberdade do que muitas pessoas que ganham bem mais do que ele sequer podem sonhar. Por quê? Porque ele gasta pouco, trabalha intensamente por curtos períodos para pagar suas contas, e então para de trabalhar (por dinheiro, pelo menos) assim que as contas estão pagas.

Mais importante do que isso, Dev ponderou cuidadosamente o que é essencial na sua vida e o que não é. Ele sabe que o tempo que ele passa ajudando seus vizinhos, orientando ex-alunos e aprendendo com sua filha são as coisas que realmente importam. Mais trabalhos remunerados não possibilitariam que ele comprasse mais experiências desse tipo.

É provável que você não queira viver fora do sistema na Costa Oeste do Colorado como Dev — é compreensível. Mas você poderia sem sombra de dúvidas fazer como ele no que se refere a pensar seriamente no que é mais importante na sua vida, descobrir exatamente quanto isso custa, e então reduzir suas horas de trabalho. Isso te permitirá criar mais tempo para amigos, família, viagens, novas experiências e, também, para a aprendizagem autodirigida.

Tempo é dinheiro, mas isso não significa que você precisa fazer mais dinheiro para ter mais tempo livre.

Por uma nova forma de trabalhar e gerar valor

Ei! Sou o Alex. É com muita alegria que faço este blog.

Ofereço este e outros projetos gratuitamente para o mundo, mas ainda preciso de grana para me sustentar. Se quiser conhecer mais sobre o que faço, entre no meu site, e se entender que faz sentido sustentar meu trabalho com qualquer valor, apoie meu Unlock.

Qualquer coisa, entre em contato ;)

--

--

Alex Bretas
A Arte da Aprendizagem Autodirigida

Alex Bretas é escritor, palestrante e fundador do Mol, a maior comunidade de aprendizagem autodirigida do Brasil. Saiba mais em www.alexbretas.com.