Cemitério de Consoles | Uma marca Aventurine Brasil (Sumário)

Série aborda consoles descontinuados antes do previsto e/ou que deixaram cicatrizes e lições em suas desenvolvedoras.

Rafael Smeers
Aventurine Brasil
2 min readOct 8, 2018

--

A série Cemitério de Consoles é uma propriedade Aventurine Brasil e o uso sem permissão da marca é passível de pedidos de remoção de conteúdo | Gaming Room by HardwareHeaven

É de conhecimento comum que outubro é caracterizado como o mês das bruxas, promovendo a comemoração do Dia das Bruxas (em inglês Halloween) no fim do mês em várias regiões do mundo. E no tópico de assombrações, temos de concordar que poucas coisas são tão assustadoras no mercado de games quanto um console de videogame que não deu certo. Seja para o consumidor, que não receberá tudo aquilo que esperava, ou para os desenvolvedores, que terão um prejuízo fora do comum e perderão um planejamento de investimento a longo prazo.

Abordando alguns dos consoles que passaram por este tipo de situação e seus fatores estatísticos, informações interessantes como a importância de determinados pontos de planejamento são naturalmente construídas. Por isso, ao longo deste mês, o Aventurine Brasil apresenta o Cemitério de Consoles, uma série de textos que analisará os fracassos mais notáveis do mercado de videogames.

A ideia é reunir informações, fatos e estatísticas para que você, leitor, entenda o que aconteceu em cada situação sem que nós, redatores, tenhamos de levantar nossas próprias opiniões. Para conferir todos os textos da série, você pode visitar a página do Cemitério de Consoles, explorar a tag ou simplesmente escolher o texto através da lista a seguir, onde os consoles se encontram por data de lançamento crescente:

Atari 5200, Atari Lynx, Game Gear, Commodore 64 Games System, Commodore CDTV, Philips CD-i, 3DO, Atari Jaguar, Sega Saturn, Virtual Boy, Genesis Nomad, Apple Pippin, Dreamcast, Gizmondo, PlayStation Vita, Wii U, Ouya e Encerramento.

Nem todos os portáteis tem uma história a se comemorar.

Talvez você conheça algum outro videogame que não esteja nesta lista e tenha deixado marcas negativas em sua desenvolvera e/ou tenha sido descontinuado antes do previsto. Os consoles da lista são aqueles que foram reconhecidos como fracassos comerciais por dados estatísticos, ou que mesmo fora deste reconhecimento, tiveram um ritmo de mercado muito deteriorado apesar de pertencer a uma marca conhecida (caso do PlayStation Vita e Game Gear).

Esperamos lhe ver acompanhando a série, e contamos com a sua contribuição para a divulgação dos textos. Trata-se de uma oportunidade especial de mostrarmos parte do que o Aventurine tem a oferecer em um tema repleto de curiosidades e detalhes.

--

--

Rafael Smeers
Aventurine Brasil

Organic Marketing, Neuromarketing & Game Journalism/Localization | MTB 309683